03/05/2015

03/05/2015

Resumo da semana

O acontecimento da semana no mundo Android, foi o lançamento do LG G4, um smartphone que procura seguir as pisadas do G3, ao mesmo tempo que combate o seu rival S6, da Samsung.

Pessoalmente, não posso deixar de destacar o "fim da relação" OnePlus/Cyanogen. Foi algo que nasceu torto, e que nunca teve capacidade de se endireitar.
Os sucessivos acontecimentos foram muito mal geridos de parte a parte, não ficando nenhuma das duas empresas, bem na fotografia.

A OnePlus parece agora virar-se para a Paranoid, umas das ROMs que mais sucesso tem, e que muitos utilizadores tem "roubado" à CM. Será que esta equipa estará à altura de suportar o lançamento de um equipamento com o peso que o Two vai ter para a OnePlus?

Paralelamente, a Cyanogen está apostada em mais altos voos. A parceria indiana com a MicroMax é disso mesmo um exemplo. Não é uma empresa com relevo para estes lados, mas os milhões de clientes e unidades vendidas são garante de negócios em massa. Se esta parte aparenta ter tudo para ter sucesso, resta saber como ficará o braço open source da CM, e os seus fieis seguidores que foram que catapultou a Cyanogen para a ribalta.

Fiquem com o nosso resumo semanal.


Does not Commute

Começamos esta semana com uma das novidades que vos apresentámos na passada sexta-feira, o Does not Commute, um jogo criado pela Mediocre, a editora responsável por títulos como Sprinkle, Granny Smith ou Smash Hit.

A acção deste Does not Commute passa-se nos anos 70, numa pequena cidade, em que é necessário conduzir (ou melhor, orientar) alguns veículos até aos seus destinos. Todos os veículos vão estar em acção em simultâneo e terão necessidade de cruzar os seus caminhos, pelo que é necessário garantir que não há acidentes e que todos chegam em segurança ao seu destino.

Entre os veículos que é necessário orientar até ao seu destino encontramos desde o carro que a dona de casa conduz para ir às compras, até ao autocarro escolar, passando pelo camião do lixo e por carros desportivos, e é claro que conforme o tipo de veículo, assim este se desloca com maior ou menor velocidade e tem mais ou menor facilidade em fazer curvas, entre outros pormenores.

À medida que aumenta o número de veículos a circular em simultâneo, a nossa terefa de orientar o trânsito também se vai tornando mais complicada.

Durante cada nível existe um tempo que vai diminuindo conforme é necessário recomeçar a orientação de cada um dos veículos, mas também a possibilidade de aumentar o tempo disponível através de bónus que vão aparecendo pelas ruas e caminhos da cidade.

A progressão no jogo só é "gravada" no final de cada nível, mas se quiserem ter a possibilidade de o fazer em qualquer altura, terão que fazer o upgrade para a versão premium, que custa €2,23.

Os gráficos do Does not Commute levam-nos de volta aos anos 70, recriando o ambiente da época, onde não falta um menu inicial que faz lembrar os rádios dessa altura.




Depois de ter trazido a função de procurar os nossos androids directamente para o seu motor de busca, o Google volta a melhorar essa interacção para outra funções que se revelarão bem práticas para os utilizadores: como o envio de direcções para navegação, apontamentos, ou até alarmes.

Se já se sentiram frustrados por planear uma rota no Google Maps no vosso computador, e depois terem que repetir a tarefa no smartphones, agora deixarão de se chatear com isso. Se escreverem "send directions" no Google, poderão planear uma rota e enviá-la directamente para o vosso smartphone.

De forma idêntica temos o "note to self", que nos permite enviar uma mensagem que surgirá como notificação no nosso smartphone (com a opção para ser guardada) - e que evitará recorrer a apps de terceiros que permitem funcionalidades idênticas (ou de ter que enviar um email para nós próprios.)

E se isto não chegar, temos também a possibilidade de definir um alarme - "set an alarm" - que será enviado automaticamente para a hora pretendida. (No caso de alguém conseguir entrar numa conta do Google, já estou a imaginar as potencialidades para chatear o utilizador legítimo... definindo-lhe alarmes para as 4AM, e enviando-lhe um apontamento a dizer que a sua conta foi hackada... :)

É de prever que o Google vá aumentando este tipo de integração entre a web e os seus Android... sendo que por mim, acho que seria simpático podermos executar um "take a picture" e receber uma fotografia do smartphone (ao estilo do que alguns programas anti-roubo permitem fazer.)



O Tiny Scan:PDF Document Scanner é uma daquelas aplicações que podem não ser utilizadas no dia-a-dia, mas de vez em quando dá jeito ter no smartphone.

Esta app é um autêntico scanner portátil, capaz de digitalizar documentos, fotos, recibos, com a possibilidade de escolherem se querem guardar os documentos a cores, escala de cinzento ou preto e branco - isto para além de ser possível definir o nível de contraste.

Ao fazer uma digitalização também é possível definir onde estão os cantos dos documentos, de forma a que o resultado final seja um documento com a formatação correcta, qualquer que seja o seu formato (A4, letter, legal, entre outros).

A versão gratuita do Tiny Scan:PDF Document Scanner está limitada à criação de um determinado número de documentos. Se gostarem desta app, podem adquirir a versão pro (custa €3,99), que não tem qualquer limitação e ainda permite fazer upload dos documentos digitalizados directamente para o Dropbox, Evernote, Google Drive, Box ou OneDrive.




Quase sempre, a app de câmara que vem de origem com os nossos smartphones é suficiente para as necessidades, mas de vez em quando lá temos a necessidade de algo "especial", como tirar uma fotografia onde fosse possível eliminar alguns elementos indesejados. Algo que podem fazer com facilidade usando esta A Better Camera para Android.

Não há falta de apps de fotografia para Android, mas esta A Better Camera conta com mais de 1 milhão de downloads e com mais de metade das 60 mil reviews a darem-lhe "5 estrelas", o que deverá ser suficiente para merecer alguns minutos do vosso tempo.

A app apresenta um interface simples de utilizar mas que continua a dar acesso a todo o tipo de funcionalidades avançadas que se possam desejar, para além de todos os modos imagináveis de fotografia: de HDR a panoramas, incluindo fotografias nocturnas e até RAW (no Nexus 5), mas o que a traz cá hoje é a sua capacidade de remover objectos das fotos.

Este modo "Smart multishot" é a ideal para tirar fotografias de locais onde seja complicado encontrar o momento certo sem "obstáculos", quer seja um monumento cheio de pessoas a circular, ou algo em frente a uma estrada onde estejam sempre a passar carros. Neste modo a app tira uma sequência de fotos, que depois permite fazer a remoção de objectos indesejados, mostrando-nos as zonas onde detectou movimento e onde seria possível apagar esses elementos.

Claro que não funciona no caso de tirarem uma fotografia onde o "obstáculo" esteja imóvel, mas parece-me que será capaz de resolver a maioria dos casos com que nos deparamos.



O Suprem Sexy Dice é um "jogo" de que pode ser jogado com 2 ou 3 dados e cada um deles corresponde a um tipo de acção, uma zona do corpo em que devem executar a acção e finalmente em que área da casa deve acontecer.

Portanto, quer seja por curiosidade, divertimento ou para tentar "melhorar" a vossa relação, nada como experimentar o Suprem Sexy Dice ;-)





Passemos às notícias.


Notícias do mundo Android:

Comandos de voz no Android já deixam interagir com outras apps
Android passa a suportar múltiplos Android Wear - sinal que novos Google Glass "Wear" estão a chegar?
Microsoft vai correr apps Android no Windows?
Google expande Google Now cards a ainda mais apps
Google vai adicionar "colecções" ao Google+
Análise Huawei Ascend Mate 7

0 comments:

Enviar um comentário