27/09/2015

27/09/2015

Android M exige permissões especiais para apps que desenhem sobre outras apps


O Android é um sistema altamente versátil e onde praticamente tudo é possível, incluindo a possibilidade de termos apps que desenham elementos sobre outras apps, incluindo o seu interface principal. Com a chegada do Android M, o Google dá resposta a todos os que alertavam para os potenciais riscos de segurança desta possibilidade.

Quem usar o Messenger já terá visto as pequenas chat heads surgirem no ecrã independentemente da app que tiverem aberta; e como ele muitas outras apps recorrem a esta capacidade para desenharem elementos sobre as demais apps. Na maior parte dos casos é uma funcionalidade que nos facilita a vida, dando acesso imediato a funcionalidades nas respectivas apps; mas facilmente se percebe que uma app maliciosa poderia aproveitar-se deste mesmo sistema para tentar enganar um utilizador - por exemplo, apresentando um ecrã idêntico ao do processo de login de um qualquer serviço, sem que o utilizador se apercebesse que na realidade isso pertencia a uma app maliciosa.

Por isso, no Android M o Google não deixa a coisa por meias medidas e passa a considerar esta capacidade de desenhar sobre as outras apps como sendo extremamente perigosa.

O que isto significa é que, em vez do Google se limitar a considerar esta capacidade como mais uma permissão idêntica às que existem para o acesso à câmara, contactos, etc. Passa a existir uma secção especial e dedicada à configuração de apps que desenham sobre outras, ao estilo do que acontece com as apps que têm direito de administração. Ou seja, um utilizador que instale uma destas apps não verá surgir uma janela que simplesmente lhe pergunta se quer dar esta permissão (como acontecerá com o acesso à câmara e demais permissões normais), mas terá que passar por um ecrã informativo que lhe diz o que terá que fazer, e de seguida o atirará para o ecrã da configuração, onde terá que activar esta permissão (com mais alertas do perigo que isso pode representar).

É certo que isto acabar por criar ainda mais uma secção nas já numerosas opções de configuração no Android, mas parece ser algo que o Google estará a fazer de forma bem consciente, para que cada utilizador fique intimidado e tenha a oportunidade de pensar bem no que está a fazer.

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário