20/09/2015

20/09/2015

Resumo da semana


Android One para Portugal e Espanha, esta é sem dúvida a notícia da semana, a qual nos leva a uma reflexão sobre as interfaces do Android e as implicações que estas têm na distribuição de actualizações.

Numa acção de inesperada, e de alguma forma surpreendente, a Bq apresentou o Aquaris A4.5, o primeiro smartphone com Android One a ser comercializado no Ocidente.

Podem questionar-se vários aspectos deste lançamento, desde o hardware até ao preço, mas é inquestionável que fica uma porta aberta, a qual pode vir a trazer elevados dividendos a ambas as partes num futuro próximo.

A Bq, como todos os outros fabricantes, tem tido maiores ou menores dificuldades em lançar as actualizações do Android dentro dos timings que são desejáveis (do ponto de vista do utilizador).
Esta aproximação Bq/Google vai por certo permitir agilizar procedimentos, e é de esperar que para o Aquaris M4.5, a actualização chegue em tempo recorde, pois o hardware é o que serve de base ao modelo com Android One.

Desejavelmente, esta pode também ser a oportunidade para passarmos a ter dois equipamentos a cada lançamento, um com Android One, e outro com as configurações e extras que a marca decida incluir. O utilizador passaria a ter a possibilidade de optar entre o Android "puro" e o customizado pela marca, e as actualizações chegariam muito mais rapidamente.
Esta é uma possibilidade que me parece exequível para empresas como por exemplo a Bq, Alcatel, Lenovo/Motorola e Sony, que apresentam modificações efectuadas na interface base do Android. TouchWiz (Samsung), EmotionUI (Huawei), UX (LG), ZenUI (Asus), já são contas de outro rosário. As alterações não se limitam a funcionalidades, incorporando uma nova interface gráfica, o que obrigará naturalmente a maior desenvolvimento e adaptações.

Se atendermos às últimas decisões da Samsung, é de crer que esta situação esteja prestes a sofrer uma reviravolta. A marca Coreana parece estar a querer inverter o seu movimento de ia até ao inferno, provocado por uma aposta desenfreada em alterações que em pouco ou nada beneficiavam o utilizador. Por certo que as decisões judiciais têm contribuído para esta alteração de rumo.
Não seria propriamente uma surpresa, se no Galaxy S7 tivéssemos uma interface baseada na material desgin e um motor de temas que permitisse ao utilizador obter um look Touchwiz se assim entendesse.

Sonhar (ainda) não custa, não é verdade?

Para já, fiquem com o nosso resumo semanal.

Give It Up!


De vez em quando aparece um jogo que depois de começarmos a jogar dificilmente conseguimos parar e este é o caso do Give It Up!

Este jogo em que "simplesmente" temos que fazer um estranho ser (chamado Blob) saltitar ao som de mais de 18 bandas sonoras diferentes, bem divertidas e que entram facilmente no ouvido.

O objectivo do Give It Up! é conseguir que o Blob chegue são e salvo ao final de cada nível, saltitando de plataforma em plataforma ao ritmo da música, evitando os obstáculos e para isso basta tocar no ecrã na altura certa para fazer o Blob saltar.

Para além dos níveis normais, todos os dias existe um desafio diferente onde podem ganhar moedas que serão úteis para jogar numa espécie de "roda da sorte" e/ou desbloquear novos personagens.

O Give It Up! é um jogo cheio de ritmo e que começando a jogar vai ser complicado parar!



Yorn Mensagem X, porque SMS são coisas do passado

A aplicação que hoje apresentamos tem como alvo a população mais jovem e irreverente, mas tal não implica que os mais "experimentados" não aproveitem a oportunidade para uma graça com os amigos.

O Yorn Mensagem X é uma das últimas propostas da Vodafone no campo das apps para Android.

As operadoras continuam a insistir nos SMS como forma de enriquecer as propostas de planos de tarifário a apresentar aos clientes. Numa altura em que as aplicações de chat se multiplicam e atropelam, bem poderiam apostar em pacotes de dados adequados aos tempos que correm.

A Vodafone parece concordar, pelo menos em parte e apresenta-nos uma aplicação que permite criar imagens e vídeos animados par partilhar com os amigos. Agora só falta a parte do plano de dados!

A interface é bastante simples. Temos uma zona de trabalho onde é apresentada uma pré-visualização do que estamos a criar, por baixo desta o tipo de acção que pretendemos - texto, cores, vídeo e imagem.
A sequência de objectos é apresentada a seguir ao ícones de função.

Podem acrescentar texto ao vídeo e imagens, criando dessa forma verdadeiras obras de arte, ou não. :)



Lost Twins

Jogos de plataformas há muitos, mas o que apresentamos hojeconsegue ser um pouco diferente daquilo a que estamos habituados.

O Lost Twins mistura os jogos de plataformas com os puzzles que será necessário resolver, tudo para ajudar um casal de irmãos gémeos (Ben e Abi) a escapar de um autêntico labirinto de quartos encantados.

O objectivo é conseguir que os dois irmãos cheguem sãos e salvos à mágica porta vermelha de cada nível e para isso vai ser preciso jogar à vez com cada um dos personagens e também baralhar a ordem de cada uma das divisões para que os gémeos consigam alcançar zonas que parecem inacessíveis.

Como não podia deixar de ser, existem diversos obstáculos e perigos que vão dificultar a tarefa dos gémeos, mas também há ajudas que podem ser utilizadas para ultrapassar alguns dos obstáculos ou até mesmo a chegar a locais mais complicados.

Vão ajudar os gémeos Ben e Abi a escapar deste labirinto encantado?



Nighttime Terror VR - O futuro aqui ao lado


A realidade virtual ainda está a dar os primeiros passos, mas já é possível obter um cheirinho daquilo que o futuro nos pode trazer.

O Nighttime Terror é um jogo de realidade virtual onde encarnamos um "feiticeiro", que tem por missão eliminar os fantasmas que nos assombram.

Este jogo está disponível numa versão demo, com um cenário e uma versão paga, com 6 mapas e duas armas extra, isto por 1,99€.

O jogo em si não é mais do que um "tiro neles". Há que escolher a melhor posição e eliminar os fantasmas.

O controlo é bastante simples. O botão que temos nos óculos de realidade virtual alterna entre o movimento e o disparo, pelo que não podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Daí a a importância de escolher um bom local antes de começar a disparar.

O modo de disparo é automático, temos apenas que definir a direcção do mesmo.

O jogo em si é bastante simples, mas tem cores e gráficos vibrantes que nos acabam por envolver e cativar a atenção.

Se têm uns óculos de VR, não deixem de experimentar esta demo.



Apple estreia-se nas apps Android com app de Transferência para iOS

A Google não tem problemas em criar apps para o iOS, mas ver a Apple a criar uma app para Android seria algo que muitos pensariam nunca vir a acontecer. Mas aconteceu mesmo e, sem grandes surpresas, é uma app que visa facilitar a vida para quem se quiser mudar do Android para o iOS.

A app Move to iOS da Apple já está na Play Store do Google e permite que qualquer utilizador com um smartphone ou tablet Android (com versão 4.0 ou superior) possa transferir os seus dados para um iPhone ou iPad (com iOS9). A app funciona a par do processo de inicialização de um novo dispositivo iOS, que nos dá a opção de fazer esta migração de um Android, fornecendo um código que deveremos introduzir nesta app. Depois, o iPhone/iPad criará uma rede WiFi privada através da qual o dispositivo Android transferirá os seus dados para o iOS, e colocando tudo "no sítio certo" (ou assim a Apple promete).

O processo de transferência inclui coisas como fotografias, mensagens, definições da conta do Google, contactos e bookmarks, mas obviamente que não transfere apps (nem os seus dados), ou conteúdos como filmes e músicas que tenham sido comprados. No caso das apps, não será difícil encontrarem as mesmas apps ou equivalentes no iOS (embora seja sempre chato ter que voltar a comprar apps que já se tinha comprado para Android); no caso dos conteúdos... vem relembrar-nos porque motivo devemos combater o DRM e exigir a completa reformulação da forma de acesso aos conteúdos pelos quais pagamos.

Muitas vezes temos referido a questão das plataformas actuais se tornarem prisões, que vão dificultando cada vez mais a mudança para outras (à medida que se vão acumulando cada vez mais conteúdos comprados). Apps com esta apenas vêm dar ainda mais relevância a este aspecto - sabendo-se que, independentemente de que plataforma se tratar, será apenas uma questão de tempo até que se queira mudar para algo novo/melhor/diferente, e que isso deverá ser facilitado em vez de dificultado.

Tal como seria de prever, esta estreia da Apple na Play Store está a ser recebida com péssima pontuaçãos e comentários irónicos.





Fun Popcorn

O Fun Popcorn é um "jogo" para transformar os grãos de milho em pipocas e para isso devem abanar energicamente o smartphone - se o vosso smartphone tivesse um processador Snapdragon 810 ainda podiam experimentar colocar os grãos de milho verdadeiros em cima para tentar fazer as pipocas ;-)





Passemos às notícias.



Notícias do mundo Android:

OnePlus inicia distribuição de convites
Helio X20 chega para reinar?
Falha nos Android 5.x permite ultrapassar lockscreen com password
Microsoft compra criadores do Echo Lockscreen para Android
Chromecast 2.0 deverá ser apresentado ainda este mês
Google volta ao ataque no Glass, agora com o Project Aura
Sony clarifica que smartphones "à prova de água" não são para uso subaquático
FC Porto vs Benfica com transmissão em Realidade Virtual
LG Bello II tenta cativar na gama média
Alcatel Idol 3 com 8GB tem na verdade 16GB

0 comments:

Enviar um comentário