26/10/2015

26/10/2015

Google muda as regras do jogo no Android


Na semana passada falámos da utilização da impressão digital e das implicações que esta funcionalidade tem para o funcionamento do Android. As alterações não se ficam por aqui, e a encriptação é mais um dos assuntos que importa abordar.

A novidade neste campo é a imposição da Google de que os dispositivos Android deverão passar a usar encriptação total. A Google já tinha tentado esta opção com a chegada do Android 5.0, mas depois viu-se forçada a voltar atrás devido ao impacto que a mesma tinha a nível das escritas. O Nexus 6 foi o melhor pior exemplo de como implementar esta nacionalidade.

Há males que vêm por bem. Este mau começo com o Nexus 6 levou a que a Google estabelecesse um mínimo de 50MB/s de taxa de transferência. Os equipamentos que não satisfaçam este requisito não poderão ter a encriptação activa.

Este é um assunto que merece ser acompanhado de perto. De um lado a segurança, de outro o desempenho. Garantidamente que nem todos temos necessidade do mesmo nível de segurança, pelo que é bastante provável que em caso de poder optar por um melhor desempenho, a opção recaia neste último.

2 comentários: