18/10/2015

18/10/2015

Resumo da semana


Há semanas em que as noticias caem a conta gotas. Outras há, em quem o difícil é seleccionar o que publicar.

Fomos a Madrid conhecer as mais recentes novidades da BQ, onde a apresentação do Aquaris X5 marcou a adesão da marca ao corpo único em metal, com natural incremento de qualidade no design do produto.
A educação e a IoT foram outros dos tópicos em destaque, e sobre os quais esperamos ter novidades para breve.

A Sony continua a mostrar o seu empenhamento nas actualizações, disponibilizando os binários necessários à compilação da mais recente versão do Android.

Pese embora este seja um esforço louvável, pois abrange vários equipamentos, foi a LG que decidiu marcar a liderança, anunciado a disponibilização do Android 6.0 Marshmallow para o seu G4. A Polónia vai ser a primeira a receber a actualização, já para a semana.

A Huawei, talvez impulsionada por este movimento das suas congéneres, anunciou os equipamentos que vão receber a actualização para o Android 6.0.

Fica a faltar uma posição oficial da Samsung (oficiosamente, já se sabe) e ainda a Asus, que não deu qualquer informação relativamente a este assunto.


Fiquem com o nosso resumo semanal.


Controlar apresentações utilizando o smartphone

Se costumam fazer apresentações, quer seja em aulas, reuniões de trabalho ou até mesmo em eventos públicos, já se devem ter apercebido que ou utilizam um controlador remoto específico ou então é necessário estarem quase sempre perto do computador que está a fazer a apresentação para mudarem de slide.

Mas talvez não saibam que podem evitar estas questões através da utilização do smartphone para controlar as apresentações.
Existem diversas apps que permitem controlar as apresentações através do smartphone e hoje vou falar-vos de duas delas, o Office Remote for Android e o Presentation Remote.


O Office Remote for Android trata-se de uma app oficial da Microsoft para controlarem as apresentações que podem ser feitas a partir do PowerPoint, Word ou Excel.

No entanto, só vão poder utilizar esta app da Microsoft se estiverem a usar o Office 2013 (ou superior), se o vosso computador tiver ligação bluetooth e ainda será necessário instalarem uma aplicação no computador (que podem instalar a partir deste link).

Uma das vantagens da utilização do Office Remote for Android é que é possível verem no smartphone as notas das apresentações e até mesmo uma miniatura dos próximos slides da apresentação.

O Presentation Remote é outra das apps que permite controlarem apresentações a partir do smartphone, e tem a vantagem de funcionar com um leque mais vasto de aplicações do vosso computador, como por exemplo, o Prezi, Adobe Reader, Google Slides ou OpenOffice/LibreOffice.

Outra diferença que o Presentation Remote apresenta é o facto de permitir a ligação ao computador através do WiFi, para além do bluetooth.

Com o Presentation Remote é possível utilizar os botões de volume para mudar de slides, o que permite controlar a apresentação sem sequer estarem a olhar para o ecrã do smartphone. Para utilizar o Presentation Remote também é necessário instalar uma aplicação no computador, que pode ser descarregada a partir deste link.

Resumindo, ambas as apps cumprem o prometido. O Office Remote for Android é a melhor escolha caso queiram controlar apresentações que utilizam o Office 2013. O Presentation Remote acaba por ser a app mais versátil, pois para além de controlar apresentações num leque mais vasto de aplicações, também permite a ligação ao PC através de WiFi.




Ski Safari 2

Um jogo com muita acção e gráficos cheios de cor.

Neste Ski Safari 2, tudo se desenrola a grande velocidade. A capacidade de reacção é fundamental para "sobreviver".



O princípio do jogo é bastante simples, conseguir chegar o mais longe possível. Para isso temos de evitar os obstáculos, ao mesmo tempo que nos socorremos destes para conseguir saltar mais longe.

O salto é feito através do toque no ecrã. Esta acção também serve para equilibrar o nosso boneco quando em voo livre. Nos saltos de maior comprimento/altura, podem aproveitar para fazer malabarismos. Para isso basta tocar no ecrã e manter a pressão no dedo durante o tempo que desejaram.

No meio do percurso apanhamos um pouco de tudo. É esta variedade itens que nos vai permitir obter alguma vantagem e fugir à avalanche nos que persegue.

Jogo simples e prático, ideal para curtos momentos.



Binary Challenge > Binary Game ensina a fazer contas em binário

Alguns de vós saberão fazer contas em binário, ou até mesmo em hexadecimal (eu confesso que aprendi na escola, mas já me esqueci), mas para a maior parte das pessoas trata-se de um autêntico bicho de sete cabeças.

O Binary Challenge > Binary Game é um jogo que, para além de vos entreter, também vai servir para "desmistificar" este tema, uma vez que vos vai ensinar a fazer contas em binário (o sistema numérico que utiliza apenas zeros e uns) e também em hexadecimal (que utiliza todos os algarismos e ainda as letras ABCDEF, num total de 16 dígitos).

As contas começam por ser de apenas 8 bits, mas rapidamente evoluem para os mais complicados 12 bits, 16 bits, 24 bits chegando, finalmente, aos 32 bits. Existem a possibilidade de jogar contra o tempo ou de o fazer num modo de "meditação" sem limite de tempo.

Este jogo acaba por ser um excelente exemplo de como é possível aprender enquanto jogam e competem com os amigos via Google Play.



SirVival

SirVival, de seu nome, é um cavaleiro em busca da princesa Parsnip. Para o ajudar nesta espinhosa missão tem o seu fiel amigo Tantrum, um cavalo cheio de poderes mágicos.

O jogo é constituído por vários níveis-reinos, que vão sendo desbloqueados ao longo do percurso. Logo no início têm uma longa sequência para enquadrar o jogo, bem à moda antiga.



Como podem comprovar pelas imagens, temos muita cor associada a gráficos de qualidade, tudo acompanhado efeitos sonoros a condizer.

O controlo do cavaleiro é feito de forma bastante simples. Basta utilizar a luva para bater nos obstáculos e adversários e a seta para saltar. Se mantiverem o dedo na seta, prolongam o salto. O tutorial é suficientemente claro para introduzir o jogador ao sistema de jogo.

Embora só tenhamos dois botões para controlar o boneco, a tarefa está longe de ser facilitada, pois é necessário decidir com rapidez e executar em conformidade.

Se gostam de um bom jogo de plataformas, combinado com acção , têm neste título uma excelente opção. As compras via app parecem não ter influência na progressão no jogo.


Twin Shooter - Invaders

O Twin Shooter - Invaders faz-nos recuar aos gloriosos tempos das arcades, com os gráficos a condizer e onde nem sequer falta a possibilidade de ser jogado por dois jogadores em simultâneo.

Para derrotar as naves invasoras é necessário controlar em simultâneo duas naves que estão de frente uma para a outra, portanto todo o cuidado será pouco para evitar que as vossas naves se destruam uma à outra.

Quanto mais naves invasoras conseguirem destruir mais moedas vão ganhar, que depois poderão ser utilizadas para desbloquear os 15 tipos de naves diferentes com que podem lutar contra o inimigo. É claro que a capacidade destrutiva das vossas naves vai aumentando, mas os inimigos também serão cada vez mais difícies de aniquilar.

Para que não falte mesmo nada, também há "bosses" para destruir ;-)



Darth Vader Voice Changer

A app inútil desta semana volta ao tema do Star Wars, que é do agrado de tanta gente.

Desta vez temos o Darth Vader Voice Changer, uma app que promete alterar a vossa voz para imitar o famoso personagem do Star Wars.



O resultado das vossas experiências poderá também ser utilizado como toque para as chamadas ou mensagens do vosso smartphone.


Passemos às notícias.

Notícias do mundo Android:

A revolução dos smartwatches pode estar a chegar
Android 6.0 Marshmallow para o Nexus 4
Digitalização de livros pelo Google considerada "fair use"
YouTube ganha thumbnails escolhidos por inteligência artificial
Google leva o Cardboard VR a mais de 100 países
Galaxy Note 5 com tampa traseira transparente

0 comments:

Enviar um comentário