10/11/2015

10/11/2015

Inbox do Gmail ficou mais inteligente


Não sei se haverá muitos utilizadores que tenham trocado o Gmail pelo Inbox, mas o Google parece estar disposto a adicionar uns extras ao Inbox para servir de chamariz, como será o caso destas novas respostas automáticas inteligentes.
Quem tem que lidar com grandes quantidades de email por dia saberá que umas o quanto poucas dezenas de "respostas rápidas" a emails na realidade se traduzem por dezenas de minutos perdidos, por muito rápidas que sejam. Para ajudar a acelerar o processamento do email, o Inbox passa a contar com respostas rápidas inteligentes, que dão uso aos sistemas de inteligência artificial do Google para analisar a mensagem e sugerir respostas prováveis.


Um pedido de participação ou confirmação de presença poderá fazer surgir respostas que confirma a ida, ou pedir desculpa a dizer que não se pode ir; enquanto um relato de um problema poderá fazer surgir respostas a dizer que se vai ver o que se está a passar. Obviamente, é coisa que por agora estará disponível apenas em inglês, o que será de utilidade bastante limitada para a maioria dos utilizadores portugueses.

Ainda assim, sem dúvida que é uma funcionalidade bastante interessante. Só é pena que o Google a esteja a usar para incentivar o uso do Inbox, quando poderia facilmente tê-la aplicada também ao Gmail. Aliás, esta novidade torna-se um pouco curiosa, considerando que há anos que se pede ao Google para adicionar à app do Gmail a capacidade para responder com as "canned responses" que se tem disponível na versão web.

Talvez a chegada deste smart reply possa servir de incentivo para que isso seja feito...

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário