13/03/2016

13/03/2016

Asus aposta no bloatware


A Asus parece estar com alguma dificuldade em decidir qual o melhor caminho a seguir: apostar num Android "limpo" ou carregar o sistema com aplicações com utilidade questionável.


Recentemente elogiámos a política da Asus, ao decidir abdicar de algumas das aplicações que desenvolveu, em favor das soluções que a Google disponibiliza com o Android. De nada valia ao utilizador ter em duplicado aplicações para consultar o email ou o calendário. É portanto uma decisão que se saúda.

Pois bem, esta decisão parece não representar o rumo a seguir, isto porque o Zenfone Selfie está a receber a actualização 1.15.40.1238 acompanhada de alguns brindes de qualidade questionável.

Desde logo uma app ZenChoice que parece ter como único fim fazer download de mais "tralha". Como se já não tivéssemos o Google Play para este efeito.

O CM security, da Cheetah Mobile promete ser a solução de todos os problemas de segurança, o que vindo de uma empresa que injecta anúncios em quase todos os ecrãs das suas aplicações, não é propriamente um garante de segurança.

O Dr. Booster é um "smart and free game speed booster for a faster performance on ASUS mobile devices". Ora bem, então temos que instalar uma app extra para ter melhorias de desempenho nos smartphones da Asus? Não consegue a própria Asus disponibilizar um firmware optimizado?

Por norma, o primeiro passo para garantir um melhor desempenho é desinstalar tudo o que não esteja a ser utilizado, pelo que se têm um Zenfone Selfie, já sabem o que têm de fazer.

1 comentário:

  1. Obrigado pelo comentário. Xomprei recentemente um Zenfone swldie e embora eu esteja satisfeito com a qualidade do produto, percebi qie ele desperdiça batwria pq tem vários apps da Asus, que na sua grande maioria, são confusos. Estou desinstalando o máximo de apps que posso para ver se melhora um pouco. E pesquisando na Internet sobre a funcionalidade de cada um antes de desinstalar, encontrei esse comentário muito útil de vcs. Obrigado, agora eu já sei o que fazer: desinstalar todos os apps que comecem com Zen. Agora só falta constatar se a bateria vai durar mais...

    ResponderEliminar