22/03/2016

22/03/2016

Veja como o Android pode vir a substituir o PC


O Android N está cheio de novidades e por isso mesmo está a posicionar-se como umas das versões com maior impacto no desenvolvimento deste sistema operativo. A interface está a receber várias modificações para a tornar mais útil e funcional e a Google tem em carteira uma alteração que pode mudar a forma como utilizamos o Android.

A gestão da área disponível no ecrã sempre foi um dos grandes desafios dos equipamentos móveis. Se no caso dos smartphones a questão pode ser minimizada, naquilo que aos tablets diz respeito, já temos outros aspectos a considerar.

O Android N já permite a divisão do ecrã sem recurso a truques ninja, mas a Google está já a trabalhar numa solução bastante mais avançada.

Tem surgido nos últimos tempos algumas distribuições Android que procuram aproximar este sistema operativo daquilo a que estamos habituados ver no PC. A Google parece concordar com esta ideia e meteu as mãos à obra no Android N.


A gestão de janelas livres não está acessível de origem, mas através da linha de comandos é possível activar a mesma.

Caso estejam interessados em testar esta funcionalidade, têm de ter o bootloader desbloqueado para poderem alterar a recovery. Devem depois arrancar em modo recovery, ligar o equipamento ao PC via USB e montar a partição system em modo de escrita.

Por último, utilizando a ADB shell devem executar os seguintes comandos:

cd /system/etc/permissions
sed -e "s/live_wallpaper/freeform_window_management/" android.software.live_wallpaper.xml >freeform.xml


No final do procedimento, basta reiniciar o Android.


O modo de ecrã dividido também está disponível ao mesmo tempo que o de janelas flutuantes, resultando numa experiência no mínimo, curiosa.

Esta funcionalidade de janelas livres está ainda a dar os primeiros passos, mas é sem dúvida o caminho a seguir para tornar o Android num SO mais versátil. Com uma boa gestão janelas, facilmente teremos o Android a poder substituir muitas das tarefas que habitualmente realizamos no PC.

0 comments:

Enviar um comentário