24/04/2016

24/04/2016

BQ fecha a porta à MediaTek


A BQ é uma das marcas mais conhecidas de entre as que operam no mercado móvel nacional. A aposta da empresa espanhola no nosso país vem já de há longa data, tendo conseguido estabelecer uma boa empatia junto do consumidor.
À imagem outras marcas, a BQ tem sofrido com a questão das actualizações, sendo alvo de fortes críticas nas redes sociais pela demora e por vezes até mesmo ausência das mesmas.

É do conhecimento público que a BQ tem vindo a trabalhar na actualização dos Aquaris E5 FHD, Aquaris E6 e Aquaris E10 para Android Lollipop. Sim, leram bem, Android 5.0 Lollipop, que começou a ser disponibilizado em Novembro de 2014.

A BQ veio agora a público informar os seus clientes, que devido à ausência de suporte por parte do fabricante do processador, não lhe será possível finalizar os trabalhos de desenvolvimento da actualização. A MediaTek terminou o suporte ao processador MT6592, que data de 2013, facto que até se poderá considerar normal face ao que a Google e os OEM praticam na actualização dos terminais.

Os terminais em questão, Aquaris E5 FHD, Aquaris E6 e Aquaris E10 já têm algum tempo de vida. Os smartphones estão a fazer dois anos e o tablet chegou ao mercado no final de 2014, inícios de 2015. Não são portanto equipamentos propriamente recentes, pelo que não serem actualizados não será algo inesperado.

Poderá é o utilizador questionar-se porque razão é que numa altura em que já temos a segunda versão de testes do Android N, o Android 6.0 Marshmallow já tem 7 meses e a BQ ainda anda às voltas com o Android Lollipop!

Se no caso dos smartphones é aceitável a utilização do MT6592, já para o Aquaris E10, utilizar um processador com ano e meio de mercado não seria de todo recomendável, até porque o histórico da MediaTek (Rockchip, AMLogic... é só escolher) em termos de actualizações não era propriamente o melhor. O MT6752 teria sido uma muito melhor opção...

No meio desta situação altamente delicada, a BQ acaba por ter uma saída airosa. Vai disponibilizar a versão de testes do firmware, para que a comunidade a possa trabalhar e oferece um vale de 50€ para utilizar na compra dos Aquaris M5, Aquaris M5.5 e Aquaris M10. Considerando que se trata de um desconto de ~20% para actualizar um terminal com dois anos, até é uma boa oferta, mas não "desculpa" a marca pela ausência de actualizações.

A BQ informa ainda que os processadores MediaTek vão dar lugar aos Snapdragon, esperando assim a marca "A partir de agora, para os novos smartphones, a BQ apostará pela Qualcomm, que nos permitirá oferecer atualizações na altura em que os nossos utilizadores a esperam e quando desejamos".


[clicar aqui para mostrar o Press Release]

0 comments:

Enviar um comentário