12/05/2016

12/05/2016

Asus aposta no ZenFone 3 para lutar na gama média


A chegada do novo Zenfone 3 é esperada com bastante curiosidade por parte da comunidade Android. Numa altura em que acaba de se iniciar a distribuição do Android 6.0 Marshmallow para a série Zenfone 2, a imagem da marca está em avaliação, pois não basta colocar um bom terminal no mercado, há também que lhe dar o devido suporte.
Nesta questão das actualizações, não deixa de ser curioso o facto de a Asus ter iniciado as actualizações não pelo modelo mais popular, o Zenfone 2 ZE551ML, mas sim pelo Zenfone 2 Laser ZE500KL. As duas versões têm algumas diferenças, sendo a principal o facto de a primeira ter um processador Intel e a segunda um Snapdragon 410 da Qualcomm. Terá esta situação contribuído para que fosse um equipamento com muito menos mercado a ser actualizado em primeiro lugar?

Estará a Intel a dificultar a vida à Asus com a actualização para o Android 6.0? Ou será que o facto de ser dos poucos fabricantes a utilizar estes processadores obriga a mais e demorados testes?

Seja qual for a razão, esta vai deixar de ser importante. Os Zenfone 2 vão morrer no Android 6.0 e segundo as palavras do seu CEO Jerry Shen, o Zenfone 3 vai ser um equipamento de gama média, na sua maioria com processadores Qualcomm (90%), ficando um pequena percentagem com processadores MediaTek. Esta alteração não vai ter impactos nas margens utilizada pela Asus, pelo que não será por aqui que teremos um incremento de preço, ponto forte dos smartphones da marca.

Temos assim a confirmação de que a mudança da Intel para a Qualcomm vai acontecer em breve, isto ao contrário da minha aposta, que ia para o próximo ano.

A apresentação terá lugar em Junho, iniciando-se a chegada ao mercado em Agosto, apenas para seis países (não divulgados). Tendo em conta o histórico da marca neste campo, é de esperar que o Zenfone 3 chega a Portugal lá para altura no Natal.

0 comments:

Enviar um comentário