20/05/2016

20/05/2016

Google adia chegada de funcionalidades importantes ao Android


O Android N estava apontado como uma das mais importantes versões na história do Android. Tal como o KitKat o foi, em termos de melhorias significativas no desempenho global dos smartphones e tablets, a próxima versão tinha no seu leque de novidades aspectos que estavam a gerar elevado interesse na comunidade Android.

Contudo, face aos rumores que começaram a surgir, começaram-se a ajustar as expectativas e chega agora a confirmação oficial de que um dos aspectos mais aguardados vai ter de esperar por outra versão do Android.

Foi através da página destinada ao desenvolvimento do Android que a Google fez saber que o suporte a atalhos no launcher foi adiado.

Feature and API changes

Launcher Shortcuts and the Launcher Shortcuts API
We’ve decided to defer this feature to a future release of Android. We plan to remove the Launcher Shortcuts APIs (ShortcutManager and others) from the public Android N API starting in the next developer preview. 

Esta funcionalidade possibilitava uma melhoria da interacção com as aplicações, podendo os developers acrescentar funcionalidades ao ícone da app através do reconhecimento de gestos.

Já sabíamos que o suporte ao 3D Touch tinha sido adiado e agora temos mais um revés. Apesar de ainda estar presente na terceira versão de testes do Android N, esta funcionalidade não vai estar presente na versão final que deverá chegar no final do Verão.

Não são conhecidas as razões que terão levado a Google a implementar esta decisão, mas não deixa de ser uma notícia que é recebida com elevada desilusão, pois estas funcionalidades vão melhorar a experiência do Android, mas infelizmente, só numa próxima versão.

0 comments:

Enviar um comentário