06/05/2016

06/05/2016

Saiba como ultrapassar a protecção de reposição de fábrica


A segurança é um factor incontornável na utilização de um equipamento móvel. Cada vez mais, centramos as nossas vidas nestes dispositivos, passando a figurar nos mesmos os mais ínfimos detalhes.
Naturalmente que não desejamos ver estes dados nas mãos de terceiros e por isso mesmo a protecção que a Google implementou para limitar a utilização de um equipamento depois de efectuada uma reposição de fábrica foi muito bem recebida pela comunidade Android.

No entanto, nem tudo são rosas, pois a solução utilizada pela Google tem falhas que permitem a um utilizador mais informado ultrapassar a protecção. Para isso, não necessita de ferramentas sofisticadas, apenas tem de ter um ligação à internet, efectuar uma determinada sequência de passos e está quebrada a segurança.

Esta vulnerabilidade afecta os equipamentos a correr Android Marshmallow com a última actualização de segurança de 1 de Maio. Estão confirmados neste momento os Nexus 6P, 6 e 5X, sendo que é possível que a vulnerabilidade possa ser aproveitada em outros equipamentos.

A Google foi devidamente informada sobre este problema, mas ignorou a questão, o que é deveras preocupante. O autor do vídeo em baixo resolveu divulgar os passos necessários como forma de pressionar a a Google a corrigir esta falha gravíssima.



O facto de termos uma funcionalidade que nos protege no caso de roubo, ou se perdermos o equipamento, cai por terra com um procedimento extremamente simples.
Agora resta-nos esperar que a Google reconheça o erro e corrija a falha, ficando os Nexus a salvo. Os restantes equipamentos, será a tristeza que se sabe.

0 comments:

Enviar um comentário