27/06/2016

27/06/2016

Automação via smartphone por apenas 5€


Ter uma casa inteligente é algo que muitas pessoas desejam, mas que reconsideram assim que começam a somar o custo de tudo o que precisam. Hoje trago-vos um projecto que mostra como tudo pode ficar bastante mais económico se não se importarem de meter mãos à obra.

O custo dos módulos inteligentes já baixou imenso ao longo das últimas décadas, mas ainda assim continua a ser mais elevado do que se desejaria. Adicionalmente, muitos dos módulos mais baratos funcionam apenas com apps específicas, complicando o processo de integração com outros sistemas, para além de levantar questões quanto à longevidade do sistema - será que daqui por 5 ou 10 anos ainda funcionarão?

Este projecto propõe-nos construirmos os nossos próprios módulos inteligentes WiFi por um custo de cerca de 5 euros.

Não só é um preço incrivelmente reduzido, como temos a possibilidade de criar os módulos "à nossa medida". Por exemplo, se precisam e de controlar 4 ou 5 sectores independentes de iluminação, podem fazê-lo adicionando apenas mais alguns componentes, em vez de terem que multiplicar o número de módulos; fazendo com que o preço por dispositivo controlado fique ainda mais reduzido.

Temos na nossa mailing list alguns especialistas que se têm dedicado a criar os seus próprios módulos e casas inteligentes a custo reduzido, e em breve iremos publicar alguns artigos sobre como também o poderão fazer. :)



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário