02/11/2016

02/11/2016

As vantagens da verdadeira concorrência


A Google iniciou uma nova política de gestão com os smartphones Pixel, seguindo uma política que a Apple tem posto em prática nos iPhones e iPads. Ao não disponibilizar todas as funcionalidades nos novos equipamentos, as marcas procuram dessa forma incentivar os utilizadores a trocarem os seus terminais. Concorde-se ou não, é algo com que neste momento temos de viver.

Uma das vantagens do Android, é a possibilidade de efectuar inúmeras configurações que tiram partido da flexibilidade do sistema. Os developers não olham a meios para exprimir toda a sua criatividade, o que por vezes possibilita a disponibilização de soluções tão boas ou melhores do que aquelas que a Google apresenta.

Como ainda ontem demos notícia, a mais recente versão do Nova Launcher já possibilita a utilização de atalhos nos ícones, os quais estão acessíveis através de um gesto de swype. Os ecrãs com detecção de pressão permitem este tipo de implementação, mas como esta tecnologia ainda está muito longe de ser democratizada, o swype torna-se assim num substituto à altura.




O Nova Launcher é um dos melhores launchers que temos disponíveis para o Android, mas há outros nomes igualmente interessantes, como o Apex, ou o mais recente Action Launcher. Este último foi até o primeiro launcher a fazer apresentar os atalhos que o Pixel Launcher disponibiliza.

Considerando que seria algo interessante para apresentar, tratei de instalar o Action Launcher, mas para minha surpresa, esta funcionalidade só estava disponível na versão paga. Assim sendo, resolvi deixar cair o teste.

O facto curioso no meio desta história, é que o lançamento da última versão do Nova Launcher teve como resultado a passagem da funcionalidade dos atalhos para grátis no Action Launcher (3). Nada como uma boa e sã concorrência para fazer o mercado funcionar. Os utilizadores agradecem.

0 comments:

Enviar um comentário