29/01/2017

29/01/2017

O futuro das app já chegou aos smartphones


Usar uma app sem necessidade de a instalar passa a ser possível com as Instant Apps para Android, que começam finalmente a entrar em funcionamento (embora ainda com um número reduzido de parceiros).


Foi em Maio do ano passado que a Google revelou as Instant Apps para Android; um sistema que permite que um dispositivo execute uma app sem necessidade de a instalar, tornando o processo tão simples quando clicar num link para uma página web.

Ao contrário do outro sistema que permite a execução remota de apps via streaming, neste caso a app está a ser executada localmente e de forma nativa, como qualquer outra app que se tenha instalada. A vantagem é que este método permite que se utilizem apps que, à partida, não estaríamos predispostos a instalar. Por exemplo, poderá dar-se o caso de ser uma app de uma loja online mas onde apenas estamos a planear uma única compra, e que não queremos a preencher espaço no nosso smartphone.

Claro que há algumas condicionantes. Para uma app poder ser uma Instant App tem que ser uma app que possa ser dividida em módulos de dimensão reduzida (máximo de 4MB) para permitir a sua execução de forma instantânea. Não esperem ver jogos com gigabytes a transformarem-se magicamente em Instant Apps. No entanto, para muitas apps mais simples e que teriam dificuldade em convencer utilizadores a fazer uma instalação permanente... as Instant Apps serão uma excelente forma de aumentar a experiência de utilização face ao que seria possível fazer-se (actualmente) usando uma web app.

Para esta fase de lançamento os utilizadores terão acesso a Instant Apps do BuzzFeed, Wish, Periscope, e Viki; mas a Google vai já dando as dicas para os developers irem preparando as suas apps, pois este sistema deverá ficar disponível para todos nos próximos meses.



Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário