01/04/2017

01/04/2017

Museu das Comunicações já tem uma “Sala Aumentada”


A realidade aumentada é das áreas da tecnologia que ainda tem muito por explorar. Apesar de já existir à algum tempo, faltam soluções para potenciar a sua utilização, elevando-a a outros níveis. O Museu das Comunicações parece acreditar nas potencialidades da realidade aumentada, tendo criado uma "sala aumentada", para dar a conhecer o potencial desta tecnologia.

A empresa de IT e a Fundação Portuguesa das Comunicações desenvolveram uma parceria com o objetivo de promover e valorizar o acervo e o espaço do Museu das Comunicações.

IT People Innovation estabeleceu uma parceria com a Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), com o objetivo de levar a Realidade Aumentada (RA) para o espaço do Museu das Comunicações. Com isto, as duas entidades pretendem promover e valorizar o acervo das exposições permanentes e temporárias, dando aos visitantes uma experiência museológica totalmente diferente.

Através desta parceria, a IT People Innovation será responsável pelo desenvolvimento de uma APP de Realidade Aumentada, com modelação e animação 3D, que os visitantes do Museu das Comunicações poderão utilizar para dar uma “nova vida” aos objetos presentes nas exposições. Com esta aplicação será possível visualizar hologramas e interagir diretamente com estes ou conhecer o contexto em que cada objeto foi criado através de recriações interativas da época no local de exposição.

A IT People Innovation será ainda responsável pela criação de uma “Sala Aumentada” no Museu das Comunicações, que ficará adjacente à Casa do Futuro. Nesta Sala, com inauguração prevista para 27 de abril, os visitantes poderão conhecer as mais recentes tecnologias associadas à Realidade Aumentada, descobrir a história e o potencial desta tecnologia, assim como viver diferentes experiências de fusão entre o real e o digital em dispositivos como tablets, projetores ou smartglasses.

«Na IT People Innovation trabalhamos para inovar constantemente e aumentar a realidade. Esta parceria com a FPC, que representa um enorme orgulho para nós, vem reforçar a nossa vontade de levar a inovação para o setor cultural», afirma Eduardo Vieitas, Fundador e CEO da IT People Innovation. «Queremos, através da tecnologia e da criatividade, contribuir para que o Museu das Comunicações se torne numa experiência única para os seus visitantes», acrescenta.

A formalização desta parceria deu-se no âmbito de uma sessão de demonstração das soluções de Realidade Aumentada para os óculos Microsoft HoloLens, promovida pela IT People no Museu das Comunicações. Nesta sessão, os participantes puderam experimentar os óculos e perceber a aplicabilidade que a tecnologia de RA pode ter em diversos setores, incluindo o cultural.

«Enquanto espaço onde convivem e se cruzam o passado, o presente e o futuro das Comunicações, a Fundação Portuguesa das Comunicações ambiciona ser uma plataforma de inovação, demonstração e experimentação, propondo aos visitantes uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação na organização e vivência dos nossos quotidianos», refere Luís Andrade, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações.

«Esta parceria com a IT People Innovation é, com certeza, a melhor forma de valorizar e enriquecer a história, o património e a memória do sector das comunicações em Portugal, e de oferecer aos visitantes um programa expositivo inovador de primeira qualidade e uma experiência superlativa, única e inesquecível», acrescenta.


Sobre a IT People Innovation
A IT People Innovation é uma empresa portuguesa, fundada em 2008, com o objetivo de oferecer serviços de consultoria de TI a empresas. Hoje, conta com mais de 80 colaboradores, nos seus escritórios em Lisboa ou em regime de Outsourcing, trabalhando diretamente com o cliente para oferecer soluções personalizadas.
A atuação da IT People Innovation centra-se em 4 áreas de serviço: Outsourcing e Nearshoring de desenvolvimento de software; Gestão de Projetos chave-na-mão; Inovação através de tecnologias mobile e, especificamente, através da Next Reality, uma plataforma exclusiva de Realidade Aumentada; e Incubadora Tandem, que permite a empreendedores na área da mobilidade e Realidade Aumentada arrancarem com os seus negócios acompanhados pela expertise da IT People Innovation.
Para mais informações visite www.itpeople.pt.

Fundação Portuguesa das Comunicações
A Fundação Portuguesa das Comunicações é uma instituição de direito privado, considerada de utilidade pública, constituída em 1997, e tem como Instituidores a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os CTT- Correios de Portugal e a Portugal Telecom (PT). Tem por missão promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações, bem como realizar atividades de investigação, cooperação e de imagem que visem divulgar a evolução histórica e as novas tecnologias do sector.

Museu das Comunicações
O Museu das Comunicações é a face mais visível da Fundação Portuguesa das Comunicações. É um espaço pedagógico sócio-cultural, de caráter científico e tecnológico que oferece ao visitante, de forma lúdica, conhecimentos sobre o passado das técnicas, meios e suportes das Comunicações, como também o alerta para as tecnologias de vanguarda do presente e futuro. A pensar no grande público e no público escolar, o Serviço Educativo desenvolve percursos temáticos, narrativas e animações das exposições e verdadeiras viagens guiadas pela História e pela memória das Comunicações.
Para mais informações, visite www.fpc.pt.

0 comments:

Enviar um comentário