31/05/2017

31/05/2017

Google fornece melhor informação sobre obras de arte



As pesquisas sobre arte, estão a partir de hoje mais ricas, apresentando dados mais relevantes e com uma maior capacidade de analisar tópicos de interesse através do Painel de Conhecimento Interactivo. O Street view passa também a contar com mais e melhor informação, sobre as obras de arte que forem encontrando nas visitas virtuais aos museus.


Enquanto que algumas pessoas apreciam as fortes pinceladas da obra "Noite Estrelada" de Van Gogh e outras pessoas preferem "O Beijo" de Klimt, uma coisa é certa: as pessoas amam a arte. De facto,e numa base mensal, existem mais de 500 milhões de pesquisas no Google relacionadas com a arte. E agora, caso o utilizador goste pontualmente de arte ou que seja um verdadeiro amante da arte, a Google pode ajudá-lo a tornar-se um especialista de arte. A partir de hoje, quando pesquisar por algo relativo a arte, o utilizador vai ter acesso a resultados ainda mais relevantes e a capacidade de analisar, em pormenor, tópicos de interesse. Também adicionámos uma nova funcionalidade ao Street View que oferece informações muito importantes sobre as obras de arte aquando das suas visitas virtuais aos museus.
Explore mais arte directamente da Pesquisa Google

Para tornar a sua pesquisa por arte, uma verdadeira obra-prima, a equipa do Google Arts & Culture juntou as suas forças aos engenheiros da Pesquisa Google para melhorar a forma como os nossos sistemas percebem e reconhecem as obras de arte, os locais onde estão expostas ao público, os artistas que as criaram, os materiais utilizados, o período de arte a que pertencem e as ligações entre todos estes factores.

A partir de agora, quando pesquisar por um artista como o Gustav Klimt, vai deparar-se com um Painel de Conhecimento Interactivo que vai destacar várias formas que pode explorar para saber muito mais acerca de Klimt como, por exemplo, ver um conjunto dos vários trabalhos do artista ou até mesmo visitar os museus onde os seus quadros estão expostos. E, para algumas obras, o utilizador pode até ver as imagens em alta resolução directamente do Google Arts & Culture.

Google Arts & Culture, o seu guia virtual de museus

O utilizador pode visitar centenas de museus de todo o mundo a partir do seu portátil com o Google Maps e o Google Arts & Culture. E, desde hoje, a sua viagem virtual com o Street View é muito mais informativa no seu desktop e no seu smartphone com o Google Chrome. Agora, à medida que vai visitando as salas dos museus no Google Maps, o utilizador verá apontamentos simples e úteis nas paredes, ao lado de cada obra. Ao clicar nessas notas, é reencaminhado para uma nova página com mais informações disponibilizadas por centenas de museus mundialmente reconhecidos. Também é possível ao utilizador fazer zoom nas imagens de alta resolução - permitindo-lhe ver de perto determinada imagem como nunca pensou ser possível.



Para desenvolver esta funcionalidade, o nosso software de reconhecimento visual foi a peça chave. Semelhante à forma como o Google Photos permite que se pesquise na galeria, este software digitalizou as paredes dos museus de todo o mundo, identificou e categorizou mais de 15.000 obras de arte. 

Assista ao vídeo da Arte no Street View aqui.

A descoberta do Mundo de Arte nunca foi tão fácil com a Google e, esperamos ajudar os nossos utilizadores a deixarem-se inspirar e a quererem saber mais sobre a arte. Por isso, aproveite o momento e deixe-se encantar pelo mundo maravilhoso da arte e quem sabe se não descobre o artista que há em si.

0 comments:

Enviar um comentário