10/07/2017

10/07/2017

Android ganha "detecção de pânico" para Malware


A segurança de um sistema é uma preocupação transversal a dos os que estejam directa ou indirectamente ligados ao mesmo. No caso do Android, os utilizadores são quem deve ter cuidado com o que instala e onde clica, cabendo à Google a responsabilidade de fechar todas as portas de entrada não desejadas.
A popularidade do Android faz com que sejam encontrada falhas que de outra forma iriam sempre passar despercebidas. O Malware surge assim como uma ameaça constante, devendo os utilizadores estar sempre atentos para evitar males maiores.

Basta o simples acto de navegar no browser, para que a publicidade de um site nos brinde com ecrãs dos quais temos grande dificuldade em sair. O código utilizado evita que os botões de sistema funcionem, interceptando os pedidos que são efectuados pelo utilizador.

Para contornar estas situações, a Google actualizou o código do Android 7.1, passando a detectar a pressão sucessiva do botão de voltar. Mesmo que uma aplicação maliciosa tente evitar que o utilizador volte ao ecrã principal, o Android vai detectar esta situação e sobrepor-se ao que a app esteja a tentar fazer, permitindo dessa forma que se encerre a mesma.

Por omissão, o sistema vai estar preparado para detectar 4 toques no botão "voltar", mas este valor pode ser modificado pelos fabricantes, razão pela qual não será garantido que tenham esta funcionalidade activa no vosso equipamento a correr Android 7.1. Para mais informações, podem consultar o post publicado no XDA sobre este assunto.

0 comments:

Enviar um comentário