22/10/2017

22/10/2017

Pixel 2 identifica músicas a tocar sem internet


Identificar uma música que esteja a tocar com a ajuda do smartphone já deixou de ser uma novidade, mas nos Pixel 2 a Google incluiu essa funcionalidade de forma mais original: pode funcionar de forma contínua e sem depender de uma ligação à internet.


Os tempos em que se impressionava os amigos, identificando músicas com serviços como o SoundHound e Shazam, há muito que passaram e hoje isso é algo perfeitamente comum e banal. Até a Google já adicionou funcionalidade idêntica ao seu Google Assistant, que também pode escutar a música ambiente para a tentar identificar - mas nos novos Pixel 2 (e só nos Pixel 2), decidiu fazê-lo com uma pequena diferença: a de não precisar de uma ligação à internet.

Nos Pixel 2 os utilizadores têm a possibilidade de activar o modo "Now Playing", que apresentará no lock screen ou zona de notificações (conforme se deseje) a música que se tiver a escutar.


A parte curiosa, como já referido, é que esta funcionalidade funciona em modo offline sem gastar dados nem precisar de uma ligação à internet, usando uma base de dado interna - que a Google diz que ocupará cerca de 500MB - e que contém algumas dezenas de milhares de músicas populares. Essa base de dados varia de país para país e é actualizada semanalmente quando se tem acesso a uma ligação WiFi. (Para comparação, serviços como o Shazam e SoundHound têm uma base de dados de milhões de músicas).

Se estão a imaginar como isto poderia "derreter" a bateria do Pixel 2 num instante, também isso foi considerado. O sistema só funciona quando é detectado som que seja considerado "música", e nessa situação só irá tentar fazer o reconhecimento a cada 60 segundos. Pelo que, num caso extremo, poderão arriscar-se a ter detectado uma música mesmo no final, e depois ter que esperar um minuto para verem o Pixel 2 identificar a música que entretanto começou.

... No entanto, isto não evitará o recurso a apps como o Shazam e SoundHound. Para além destes programas identificarem muitas mais músicas, neste "Now Playing" do Pixel 2 não há forma fácil de guardar uma música identificada ou ver o histórico das músicas ouvidas, o que complicará o processo de "mas qualquer era aquela música que ouvi há pouco?" (Mas não deixa de ser uma funcionalidade curiosa. :)

Publicado originalmente no AadM

0 comments:

Enviar um comentário