18/10/2017

18/10/2017

Samsung revela a Bixby 2.0


A corrida pelo domínio da Inteligência artificial está ao rubro. Se dúvidas houvessem, esta semana tivemos uma excelente demonstração disto mesmo, com a Huawei a apresentar o Mate 10 Pro, o primeiro smartphone com uma Unidade de Processamento Neural. Hoje foi a vez de a Samsung anunciar a Bixby 2.0. Esta segunda versão pretende ser "um salto em frente nos assistentes digitais, com o qual a Samsung espera criar um forte impacto na vida de todos nós".

A novidade foi apresentada na Samsung Developer Conference que está a decorrer em São Francisco, com a marca Sul Coreana a abordar o futuro da plataforma, a qual será mais aberta e acessível aos developers e ficará disponível para outros equipamentos. A Samsung considera esta versão 2.0 uma total reinvenção da plataforma, o que não abona muito em favor da Bixby 1.0, que tem apenas 6 meses de mercado.

A Samsung diz que quer transformar "os assistentes tal como os conhecemos, numa ferramenta inteligente que desempenhará um papel importante na vida de todos nós". O objectivo para por serem mais pessoais com " comandos de voz mais naturais, associados a um processamento complexo, que permite conhecer o utilizador e a sua família", algo semelhante ao que a Google já disponibiliza com a última actualização do Google Home.

A Bixby 2.0 não vai ficar limitada aos smartphones, pois a marca Sul Coreana pretende que esta seja "ubíqua, estando presente em todo o tipo de equipamentos". O que isto significa efectivamente ainda não sabemos, mas é bem provável que os super frigoríficos Samsung e as suas TV QLED passem a contar com o seu assistente pessoal.

O assistente da Samsung quer ser um "mercado para a inteligência", constituindo-se como um novo meio de os developers chegarem aos utilizadores. Este passo é semelhante ao que a Huawei pretende fazer com a API para a sua NPU, onde fica apenas a faltar a imaginação para rentabilizar tudo isto.

Quem sabe se não põem um assistente a desenvolver-se a si mesmo...

0 comments:

Enviar um comentário