14/11/2017

14/11/2017

OnePlus esqueceu-se de apagar um backdoor que permite obter root com facilidade


Já há algum tempo que não falávamos de uma bronca para os lados da OnePlus. O facto de a marca ter permitido a publicação de um unboxing do OnePlus 5T antes que este fosse apresentado publicamente, não é propriamente algo de muito bom tom, mas pode dar-se o caso de esta ter sido uma simples jogada de marketing mal calculada.

Volta e meia surge uma notícia sobre problemas de segurança num smartphone da OnePlus, mas o que é certo é que a marca chinesa sabe reconhecer os seus erros e rapidamente corrigir as situações que estejam menos bem. A correcção de uma falha no WiFi, algo que nem sequer era culpa sua, o que demonstra bem o seu empenhamento nestes assuntos.

A popularidade dos smartphones da OnePlus leva a que exista uma legião de curiosos empenhados em explorar os equipamentos até ao mais ínfimo detalhe. Foi precisamente isso que agora que aconteceu, com um utilizador a avançar com uma teoria sobre como obter um acesso root nos OnePlus 3 e OnePlus 5.

Para o conseguir, foi necessário um acesso ADB e alguma engenharia social para descobrir uma password, mas depois de um esforço conjunto, já foi disponibilizada uma aplicação que permite obter o acesso root de uma forma extremamente simples.

Claro que esta simplicidade não é admissível e a OnePlus deverá em breve remover a aplicação que dá origem a esta falha. Os utilizadores não têm razões para estar preocupados, pois só estarão em perigo se instalarem uma app que tire partido desta fragilidade. Por esta razão, é recomendável que não instalem aplicações de fontes desconhecidas.

Entretanto, se quiserem ficar com root sem desbloquear o bootloader do OnePlus 5, basta seguir este guia: LINK.

0 comments:

Publicar um comentário