16/03/2018

16/03/2018

Avast divulga quais as apps que consomem mais dados móveis e armazenamento


A par da bateria, os dados móveis e o armazenamento são aspectos que obrigam sempre a um cuidado especial por parte do utilizador. As operadoras tardam em dar passos que permitam uma utilização dos dados móveis sem grandes compromissos e o armazenamento, é como a bateria, nunca está em excesso.


Um estudo publicado pela Avast, mostra quais as aplicações que consomem mais espaço de armazenamento e dados móveis. Os resultados encontram-se divididos em duas categorias, apps que correm no arranque do smartphone ou tablet e apps que são iniciadas pelo utilizador.

 Consumo de espaço de armazenamento


Apps que correm no arranque do Android



O Facebook continua a ser um dos grandes inimigos do armazenamento, estando na primeira posição em termos do volume de dados que ocupa. Spotify aparece na segunda posição, fruto do stream das músicas e o Instagram faz o mesmo com as imagens e vídeo.


Apps iniciadas pelo utilizador


Nas aplicações que são chamadas pelo utilizador, temos o conhecido Snapchat no segundo lugar e uma curiosa Amazon Shopping em terceiro lugar.


Consumo de dados móveis

Apps que correm no arranque do Android

No que diz respeito ao consumo de dados, o Facebook passa para a segunda posição, destronado pelo Google Talk Back. Na terceira posição, o Instagram. Curiosamente, o Spotify passa para a 6ª posição, sendo mais penalizador no armazenamento, do que no consumo de dados. O Facebook Lite, na 5a posição, acaba por ser pouco leve para os dados móveis.



Apps iniciadas pelo utilizador


Nos dados móveis, a grande surpresa vai para o Clean Master. Como é que se pode explicar o facto de uma app de "limpeza" acabar por limpar o plano de dados móveis! Interessante ainda, o nono lugar de uma app "lanterna", onde ligar o flash também consome dados... 

1 comentário:

  1. Nota: o full report no site da Avast contém também as stats das apps que utilizam mais bateria, assim como a metodologia do estudo.

    ResponderEliminar