18/03/2018

18/03/2018

Samsung Galaxy S9 já está a correr Android Oreo AOSP graças ao Project Treble


O Project Treble é a grande esperança para que as actualizações no Android sejam alvo da revolução de que tanto necessitam. Os dados estão lançados, pois todos os novos smartphones com Android 8 Oreo, têm obrigatoriamente de ser compatíveis com este projecto.


2018 será portanto um ano muito importante para se verificar até que ponto este Project Treble pode efectivamente ser a solução, para que os OEM disponibilizem as actualizações do Android a tempo e horas.

Para os smartphones no mercado, a opções de várias marcas tem sido decepcionante, pois têm preferido lançar a actualização para Android 8, mas sem a compatibilidade com o Project Treble. O argumento tem sido quase sempre o mesmo: a alteração das partições que este projecto necessita, é vista como um risco demasiado elevado.

As marcas não avançam, mas os developers mostram estar a aproveitar a oportunidade, disponibilizando versões preliminares, com base numa Generic System Image (GSI). Não surpreende por isso o facto de ter surgido no XDA uma ROM AOSP Android 8.0 a correr no Galaxy S9 com processador Exynos ( para instalar a ROM, é necessário ter o bootloader desbloqueado, algo que não é possível na versão com processador da Qualcomm).

Há ainda muito trabalho pela frente, até porque é necessário o código fonte do kernel, mas não deixa de ser um bom sinal para o futuro das ROM a correr no Galaxy S9 da Samsung.

0 comments:

Enviar um comentário