29/05/2018

29/05/2018

Avaliações falsas no Google Play convidam ao download de Apps


A Google tem procurado melhorar a segurança do Google Play, através da aplicação de novas regras, que visam regular a publicação de jogos e aplicações. Contudo, todo este esforço acaba por não ser capaz de anular todas as ameaças que se apresentam aos utilizadores, havendo inclusivamente casos, onde será mesmo impossível que tal aconteça.


O Google Play Protect dará o alerta sempre que detectar apps potencialmente maliciosas, incluindo apps ainda desconhecidas, com base em machine learning para detectar padrões de comportamento anormais.

Toda esta capacidade de aprendizagem, não consegue contudo anular as investidas de alguns indivíduos com maior capacidade de imaginação, como nos mostra um quadro ligado à ESET.



Se comparem a imagem em cima, com a primeira imagem deste artigo, poderão verificar que há uma diferença curiosa na descrição das aplicações. Por baixo do nome, é apresentado o developer, mas há quem aproveite esta localização para ludibriar os menos atentos, apresentando nesta área um valor a simular o número de downloads.

Desta forma, quem não estiver alertado para esta situação, pode estar a efectuar a instalação de uma app perfeitamente desconhecida, sendo estas muitas vezes, fonte de grandes preocupações. Não que isto implique que seja sempre assim, é apenas um aviso para que não sejam surpreendidos com este facto.


0 comments:

Enviar um comentário