24/05/2018

24/05/2018

Google Family Link chega a Portugal


Depois de um prolongado tempo de espera, a Google faz finalmente chegar o seu sistema de gestão familiar "Family Link" a mais 27 países Europeus, incluindo Portugal.


O Google Family Link é a solução da Google para lidar com a questão de querer dar um smartphone ou tablet aos mais pequenos, mas também querer garantir que isso não dá lugar a excessos. Como tínhamos referido aquando da apresentação deste serviço:

O Family Link está concebido para ser utilizado com crianças de idade inferior a 13 anos, e o processo passa pela instalação da app tanto no smartphone do pai/mãe como no da criança. Depois de se interligarem os dispositivos, os pais podem definir a que apps os filhos têm acesso, podem permitir ou recusar remotamente as apps que os filhos queiram instalar da Play Store, ter acesso a relatórios que mostram quanto tempo as crianças estão a usar cada app, e também definir o horário em que o equipamento pode ser utilizado e limites de utilização diário (que podem ser diferentes para cada dia da semana).

No caso de certas apps, as permissões podem ser ainda mais discriminadas, por exemplo no Chrome, há a possibilidade de deixar que o mesmo seja usado para navegar livremente na web, apenas em páginas consideradas "seguras", ou apenas num conjunto pré-aprovado de sites. A app de controlo irá contar com versões Android e iOS, mas o equipamento a ser "limitado" tem que ser obrigatoriamente Android.

O Google Family Link fica agora disponível em praticamente todos os países Europeus, mas o que mais nos interessa é que também Portugal está na lista, significando que a partir de agora será bastante mais simples para os pais controlarem o tipo de uso que os seus filhos fazem dos seus equipamentos Android.

Os equipamentos das crianças terá que ser obrigatoriamente Android, mas a gestão feita pelos pais poderá ser feita tanto a partir de um smartphone Android como um iPhone ou iPad, pois temos a app Family Link para Android e também para iOS.

0 comments:

Enviar um comentário