24/05/2018

24/05/2018

Huawei cancela possibilidade de desbloqueio do bootloader


O software era até há bem pouco tempo, uma das áreas em que a Huawei recebia mais críticas. Uma ocidentalização da EMUI e um melhor desempenho na disponibilização das actualizações, acabaram por contribuir decisivamente para uma melhoria substancial da prestação da marca Chinesa, nesta área. Todo este empenho pode agora estar em causa, fruto de uma decisão inesperada, com a Huawei a cancelar a possibilidade de o utilizador desbloquear o bootloader do seu smartphone.



No início deste mês, a página que permitia solicitar o desbloqueio dos smartphones Huawei e Honor, deixou de funcionar, sem que contudo fosse apresentada uma explicação para este facto. Hoje teve lugar em desenvolvimento que não traz boas notícias, pois a Huawei decidiu acabar com o serviço que permitia o desbloqueio dos seus equipamentos Android.

"Fornecer uma melhor experiência de utilização e evitar problemas causados pelo flash das ROM", foram estes os dois argumentos apresentados pela Huawei, para suportar esta decisão. A questão dos problemas com o flash das ROM não é nova e os utilizadores sabem (e são devidamente informados) que estão a correr riscos ao optarem por instalar uma ROM modificada. No que diz respeito à melhoria da experiência da utilização, mais valia a Huawei ter-se ficado pela questão do flash, ao invés de apresentar um argumento que não faz o mínimo sentido.

Como fica o projecto Open Source do Honor V10?


Toda esta situação acaba por ser difícil de se perceber, ainda mais porque foi a própria Huawei, através da sub marca Honor, a criar um plano de apoio aos developers, para desenvolverem ROMs para o Honor V10. As mil unidades colocadas à disposição dos programadores, tinham um projecto open source de suporte, para permitir o desenvolvimento de aplicações que tirem partido das capacidades de inteligência artificial da NPU do Kirin 970.

Espera-se que esta seja uma decisão que possa ser revertida, pois a comunidade de developers é muitas vezes responsável pelo desenvolvimento de novas funcionalidades e com o Project Treble, há mais me melhores condições para o desenvolvimento de Custom ROMs.

0 comments:

Enviar um comentário