22/05/2018

22/05/2018

Navigation Gestures leva gestos de navegação do iPhone X a todos os Android


A chegada dos smartphones com ecrãs "full-screen" aumentou a vontade de fazer desaparecer a tradicional barra de navegação com botões virtuais no Android, e com a app Navigation Gestures do XDA isso fica disponível para todos.


Um fenómeno curioso de ter um ecrã "total" num smartphone é o de fazer com que a presença dos botões virtuais de navegação se torne ainda mais irritante por estar a "ocupar espaço". É certo que podemos optar por esconder a barra de navegação, mas assim obrigando a um inconveniente gesto adicional para a fazer aparecer sempre que a queremos usar... e quando o iPhone X chegou, a Apple mostrou ter uma solução bem implementada, que permite a navegação só com gestos.

Essa solução foi rapidamente replicada por fabricantes como a Xiaomi e OnePlus, e também o Android P vai adoptar um sistema idêntico - mas isso de nada serve para quem tiver um smartphone Android que não vá receber Android P nem seja das marcas referidas. Felizmente, agora tem uma solução.

Este Navigation Gestures do XDA implementa um sistema de navegação ao estilo iPhone X / Android P, em qualquer Android e sem necessidade de root - embora necessite de uma permissão especial que tem que ser activada ligando-se o smartphone a um PC. Tem ainda a vantagem adicional de estar "bem feito", sem usar batotas que outras alternativas tentaram (como forçar o modo full-screen, interferindo com os teclados; ou o modo "imersivo", que esconde a barra de navegação normal, que podia surgir com um gesto acidental para cima). De resto, temos acesso a praticamente todos os gestos possíveis, programáveis, assim como a possibilidade de ajustar o aspecto da barra apresentada.

Apenas um alerta final de que não deverão desinstalar a app sem primeiro a desactivarem e voltarem ao sistema de navegação standard. Senão arriscam-se a ficar sem barra de navegação no smartphone!


0 comments:

Enviar um comentário