18/05/2018

18/05/2018

Oracle acusa Google de recolher 1GB de dados por mês de cada Android


A luta entre a Oracle e a Google não dá sinais de abrandar, e agora temos uma investigação dos reguladores australianos a propósito da acusação que a Google recolhe cerca de 1GB de dados por mês de cada equipamento Android.


Considerando a época que atravessamos, com a recolha de dados dos utilizadores a ser alvo de mais escrutínio que nunca devido aos muitos abusos que se vão descobrindo, a Oracle achou que seria o momento estratégico para acusar a Google de recolher uma imensa quantidade de dados de todos os utilizadores que usam dispositivos Android - 1GB por mês, dizem eles.

Uma acusação que preocupou as autoridades australianas, não só a propósito da potencial invasão de privacidade sobre os seus cidadãos, como também na componente destes dados poderem estar a ser pagos pelos utilizadores... algo que, se se confirmasse ser na ordem do 1GB por mês, representaria milhões de dólares em custos mensais distribuídos entre os 10 milhões de utilizadores Android no território.

Também em causa está a informação extremamente vaga que a Google indica a quem utiliza os seus serviços, de que poderá ser recolhida informação sobre a sua localização e o que estava a fazer; mas que não transmite aos utilizadores a dimensão de tudo aquilo que pode estar a recolher.


Com base na experiência que tenho e do que conheço, posso garantidamente confirmar que os Android não enviam 1GB de dados de informação para a Google - e penso que todos os portugueses também o podem fazer, já que isso facilmente se faria notar nas suas facturas mensais de telecomunicações (estamos num país onde os operadores ainda oferecem tarifários com 200MB de dados). Mas, não me admiraria se ao longo do mês, umas dezenas de MB fossem efectivamente usadas para esse efeito. (Mas neste momento, irrita-me mais que no iPhone indique o sistema está a gastar quase 500MB por mês no serviço de "Time & Location", sem especificar quais as apps que estão a dar uso ao serviço...)

0 comments:

Enviar um comentário