23/05/2018

23/05/2018

Samsara - Stones of Eternity


Belíssimo jogo gratuito que fui descobrir esta semana na Play Store foi este Samsara - Stones of Eternity do BlindCat Studio, onde temos de combinar 3 ou mais pedras idênticas em linha ou coluna para as eliminar do ecrã. Mas não pensem que se trata de um clássico jogo match three, que aqui a mecânica é bem mais interessante com um sistema cíclico inovador para os números.


Temos aqui vários modos de jogo para experimentar, mas o principal e mais básico põe-nos a jogar num quadro configurado em 3 por 3, onde temos 9 pedras numeradas à nossa frente. Cada número tem uma cor diferente para nos ajudar a visualizar melhor o que temos de fazer, e a ideia é combinar 3 ou mais pedras da mesma cor (ou número) em linha ou coluna para que sejam retiradas do quadro.

Quando tivermos uma linha ou coluna pronta a ser eliminada basta tocar numa das pedras correspondentes e assim desaparecem do ecrã. Mas a mecânica do jogo é que é qualquer coisa de fantástico, onde basta tocar numa pedra para esta saltar para o próximo número (de 0 a 3 no modo 3v3).


Portanto, tocando num 0 este passa a 1, e por aí fora até tocarmos num 3, que voltará novamente a zero. Se tocarmos numa pedra que tenha ao seu lado (ou na mesma cadeia) uma pedra com o mesmo número, elas mudam todas em conformidade para o próximo número do ciclo.

O tutorial explica bem o funcionamento do jogo, e é algo que aprendemos em poucos segundos, de tão simples que é. Mas o desafio, esse é bem real, que temos aqui um quebra cabeças que nos vai pôr a jogar bem devagarinho e a puxar pela cabeça.

É claro que depois há modos de jogo mais avançados como por exemplo um com o tempo em contagem decrescente, para quem já é "pro" nestas coisas e gosta do desafio extra da pressão do relógio ali a contar em direcção ao zero.


Quando já formos experientes o suficiente podemos avançar para o modo 6v6, onde temos um quadro de 6 por 6 pedras, e onde podem ser desbloqueados certos poderes, umas pedras especiais que eliminam várias pedras do ecrã ao mesmo tempo. Também passamos a contar com pedras fantasma que só podem ser eliminadas com uma combinação da mesma cor a acontecer ao seu lado, etc, etc.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e experimentem vocês mesmos o que é um jogo match-three bem mais desafiante dos jogos do costume. O jogo não tem qualquer publicidade, e conta ainda com temas extra para um desafio acrescido, como é o caso de jogar com dados ou mesmo com uma família de pássaros.



Por Bruno Ramalho

0 comments:

Publicar um comentário