07/08/2018

07/08/2018

Asus esquece-se de incluir o formato RAW na lista de alterações disponibilizadas com o ultimo update para o ZenFone 5


A Asus surpreendeu o mundo Android, ao lançar o ZenFone 5Z com um mega preço, conseguindo assim bater toda a concorrência, ao apresentar o smartphone com Snapdragon 845 mais barato do mercado. Paralelamente, a marca lançou o ZenFone 5, que partilha grande parte das características do 5Z, nomeadamente naquilo que à câmara diz respeito.


Com estes dois smartphones, a Asus posicionou-se em dois segmentos de mercado. O ZenFone 5Z tem por missão bater-se com os topos de gama da Samsung, Huawei e Apple e o ZenFone 5, luta por um lugar ao sol na concorrida gama média alta.

Para ombrear com os smartphones premium, a Asus apresentou uma dupla câmara traseira (12 MP, f/1.8, 24mm, 1/2.55", 1.4µm, 4-axis OIS, PDAF; 8 MP, f/2.0, 12mm, 1/4", 1.12µm, sem AF) que é capaz de proporcionar resultados muito superiores aos que o ZenFone 4 permite obter.


Quem ficou a ganhar neste aspecto, foram os consumidores que optaram pelo ZenFone 5, pois continuam a poder usufruir de um smartphone capaz de proporcionar excelentes fotografias, por um preço mais em conta.


A Asus tem vindo a disponibilizar várias actualizações para estes dois smartphones, sendo que a última a ser distribuída, chega com muitas novidades no software da câmara. No fórum de discussão da Asus podemos consultar a lista de alterações, havendo um aspecto merece ser destacado, pois no caso do ZenFone 5, não temos o formato RAW.

Tendo em conta que os dois smartphones têm exactamente o mesmo sistema de câmaras e software, esta diferença na actualização não fazia o mínimo sentido, pelo que tentámos esclarecer a situação.

A tarefa acabou por ser mais complicada do que o esperado, pois a internet está inundada com esta notícia, mas sem que seja explicado como é que se activa o referido formato RAW. Depois de muita pesquisa, lá conseguimos encontrar as instruções para activar esta funcionalidade, que só está disponível no modo Pro de fotografia.


Para activarem a gravação das imagens em formato RAW, terão que activar o modo Pro e de seguida aceder às definições, clicando na roda dentada. No parâmetro da resolução da câmara , têm que escolher a opção 4:3, que passa a estar disponível com a última actualização.
 

A interface da câmara passa a apresentar a informação do formato RAW no canto superior esquerdo.


Na galeria, as imagens vão passar a apresentar a classificação do formato. Se pretenderem visualizar as imagens RAW (em separado) na galeria, têm que activar essa opção nas definições.


Com esta alteração, vão poder gravar as fotografias em formato RAW, para mais tarde editarem no PC. Devem no entanto ter em conta que, estas imagens vão ocupar muito mais espaço de armazenamento.

0 comments:

Publicar um comentário