08/08/2018

08/08/2018

Qual vai ser o próximo smartphone a receber o update para o Android 9 Pie?


As actualizações do Android nem sempre têm tido o mesmo nível de importância, com a Google a ter alguns pontos chave no seu histórico de updates.  Podemos destacar o desempenho conseguido pelo KitKat, as alterações em termos gráficos com o Lollipop (pela mão do famoso Matias Duarte, VP da área de Design  da Google) e mais recentemente, o Project Treble que foi uma das novidades do Android 8 Oreo.

Ao separar a Framework do Android, do software de baixo nível (vendor implementation) que comunica com o hardware, os fabricantes passam a poder actualizar o Android sem estarem dependentes dos fabricantes de hardware. Desta forma, espera-se que as actualizações do Android passem a ser mais rápidas e a chegar a mais equipamentos.

Havia portanto que esperar um ano, para que se pudessem começar a avaliar as possíveis e desejadas melhorias no processo de update do Android. Tendo a Google lançado ontem a versão "final" do Android 9 Pie, começa o relógio a contar, tendo a Essential surpreendido o mundo Android, ao disponibilizar esta actualização para o seu Essential Phone, antecipando-se à própria Google para os  Pixel.

Claro que um desempenho deste nível é o que todos desejaríamos, mas é algo que não passa de uma ilusão, pois as diferentes marcas não têm só um smartphone no mercado, como é o caso da Essential. Contudo, esta prestação não deixa de ser um excelente indicador, tendo por certo garantindo uma dose extra de confiança a uma empresa que está a atravessar um período de indefinição, quanto ao seu futuro.

Sony Xperia XZ Premium foi o primeiro smartphone a receber o update para Android 8 Oreo - sem contar com os Pixel

Olhando para o panorama actual, temos a Sony e Motorola em claro declínio ao nível das actualizações, longe daquilo que outrora já foram capazes de apresentar. Mesmo assim, a Sony ainda conseguiu ser a primeira marca a actualizar um smartphone para Android 8, com o Xperia XZ Premium a receber o update no final de Outubro de 2018. A HTC foi a segunda marca neste ranking, com o HTC U11 a começar a receber a actualização a 15 de Novembro.

A HMD tem-se mostrado empenhada em manter os seus smartphones actualizados, disponibilizando updates para todos eles, independentemente do segmento de mercado a que pertencem. O já elevado volume de equipamentos, terá levado a que os smartphones em termos globais, os Nokia não fossem dos primeiros a serem actualizados. Contudo, a nível global, o Nokia 8 acabou por ser o terceiro smartphone a receber o update com o Android 8 Oreo

A OnePlus, foi outra das marcas que esteve em bom plano, ao actualizar o OnePlus 5 no dia de Natal, mas o destaque foi para os OnePlus 3/3T, que receberam o Android 8 Oreo no final de Novembro.

Em clara melhoria de desempenho, tivemos a Asus com os ZenFone 4 e ZenFone 3 e a Huawei, com a actualização do Huawei Mate 9, a chegar antes do final do ano aos mercados ocidentais (na China, foi disponibilizado algumas semanas antes).


Tendo em conta a prestação das diferentes marcas, é difícil avançar com o nome das marcas que  terão maior probabilidade de seguir a excelente prestação da Essential. Há ainda que contar com os smartphones lançados com Android One, se bem que este último não tem sido um aspecto que tenha contribuído para acelerar as actualizações dos smartphones.

Deste lado, iremos acompanhar o assunto de perto, por forma a poder avaliar até que nível o Project Treble trouxe melhorias ao processo de actualização do Android por parte dos diferentes OEM.

Btw, a minha aposta vai para a... HMD, com o Nokia 7 Plus.

0 comments:

Enviar um comentário