31/08/2018

31/08/2018

Carregamento do smartphone - qual é o sistema de carregamento mais rápido?


Os sistemas de carregamento rápido estão a ser alvo de grande atenção por parte de quase todas as marcas que operam no mercado mobile. A tecnologia das baterias tarda em conseguir apresentar um desempenho, ao nível daquilo que o hardware actualmente utilizado nos smartphones exige, pelo que a solução passa por apostar nos sistemas de carregamento rápido.


A importância deste assunto já nos levou várias vezes a escrever sobre o mesmo local e hoje regressamos ao assunto,  com um infográfico que analisa o desempenho dos principais sistemas de carregamento rápido utilizados nos smartphones.

Neste documento, podem encontrar informações sobre os sistemas de carregamento disponibilizados por marcas como a Samsung, Huawei, Motorola, OnePlus e Apple, ao que se juntam as tecnologias desenvolvidas pela Qualcomm e MediaTek e ainda a norma USB Power Delivery, utilizada pela Google nos seus Pixel.

Sao estes os sistemas de carregamento analisados:
  • Huawei Super Charge
  • OnePlus Dash Charge
  • Samsung Adaptive Fast Charge
  • Motorola Turbo Charge
  • Apple Fast Charge 
  • Qualcomm Quick Charge 
  • MediaTek Pump Express
  • USB Power Delivery 


Os resultados são dominados pelo Super Charge da Huawei, que consegue bater a concorrência, encabeçada pelo Dash Charge da OnePlus. Estes resultados estão em linha com os que publicámos a quando do teste que comparou estes dois sistemas de carregamento rápido.




Há contudo neste infográfico, uma situação que merece ser analisada com atenção, pois o USB Power Delivery é apresentado com valores muito a baixo daquilo que a sua especificação permite, com apenas 10,4W na capacidade de carregamento.



A razão para esta prestação do USB Power Delivery, deve-se ao facto o teste ter sido efectuado com o Pixel 2 XL. A Google optou por limitar o carregamento do seu smartphone a apenas 10,5W, o que leva a que o carregamento seja mais lento e por isso mesmo, demore mais tempo a completar.




O USB Power Delivery 3.0 permite que o carregamento seja efectuado a 100W, sendo que este valor está dependente do carregador e cabos utilizados e como vimos anteriormente, das opções de cada marca. Nas imagens em cima, podemos ver o Asus ZenFone 5, Motorola Moto G6, BQ Aquaris X2 Pro e o Huawei Mate 10 Pro, a serem carregados com um carregador Anker Power Port + 5 Premium (Max 60W) e cabo USB C, também da Anker.

Os resultados foram os seguintes:

SmartphoneVoltsAmpW
BQ X2 Pro8,861,3812,23
Moto G64,742,7813,17
ZenFone 58,881,6614,74
Mate 10 Pro8,781,916,68


Como se pode verificar pelos valores apresentado na tabela acima, a porta USB Power Delivery do carregador Anker, permite carregar estes quatro smartphones acima dos 10,5W registados pelo Pixel 2 XL.

A combinação smartphone-carregador-cabo é muito importante, pois nem todos os cabos se dão bem com os dois primeiros. O mesmo se passa com os carregadores, se bem que no caso destes, terão que garantir que este tem uma porta compatível com a especificação power delivery.

Por último, o smartphone. A velocidade do carregamento com um carregador power delivery, vai depender das opções de cada marca. Pode dar-se o caso de o smartphone não ser suportar a especificação power delivery ou sendo compatível, estar limitado na potência de carregamento.

Tendo em conta todas estas limitações, se estiverem a pensar comprar um carregador ou um cabo USB, devem investigar qual a compatibilidade do smartphone, com os artigos que pretendem adquirir.

0 comments:

Enviar um comentário