07/11/2018

07/11/2018

Carregador Aukey USB-C com power delivery 3.0 (72W) em análise


Goste-se ou não, a chegada do USB-C acabou por revolucionar a forma como utilizamos os nossos equipamentos. A simplicidade com que se liga uma ficha USB-C, faz-nos rapidamente esquecer o facto de na grande maioria das vezes, colocar-mos as antigas fichas USB-A ao contrário, tendo depois que as rodar para o lado certo.


As vantagens do USB-C não se ficam no formato da ficha, havendo muitas novidades em termos de especificações associadas a esta norma. O Power Delivery 3.0 é disso exemplo, possibilitando o carregamento dos equipamentos até 100W.


A Aukey é uma das marcas mais conhecidas no que a carregadores, powerbanks e cabos USB diz respeito. No seguimento de um contacto aquando da IFA e depois de uma troca de impressões sobre o carregador PA-Y4 (limitado a 18W na porta USB C), a marca acedeu a enviar-nos um novo modelo, capaz de carregar computadores portáteis, algo que o modelo mais antigo não permitia fazer.



O carregador Aukey PA-Y12 é compatível com a especificação power delivery 3.0 e permite efectuar carregamentos até 60W através da porta USB C, com relações de carregamento de 5V 3A, 9V 3A, 12V 3A, 15V 3A, 20V 3A, suficiente para carregar a grande maioria dos equipamentos portáteis actualmente disponíveis no mercado.



Dispõe ainda de mais duas portas USB tipo A, com tecnologia AiPower Adaptive Charging, a qual disponibiliza até 5V/2,4A por cada uma das portas. No total, combinando as 3 portas, disponibiliza até 72W.

Em termos de dimensões, este carregador mede 100 x 78 x 31mm e pesa 218g.  O cabo de alimentação é ligado numa das extremidades, os cabos USB, no lado oposto.

Metodologia de teste




O Xiaomi Mi Air 12,5" foi a primeira cobaia. Este foi até bem pouco tempo, o meu portátil de trabalho e infelizmente, não aceitava o carregamento através do PA-Y4.


 O mesmo já não acontece com o Aukey PA-Y12, com este último a carregar o portátil da Xiaomi a 19,6V/1,98A, próximo do que é disponibilizado pelo carregador que acompanha o portátil (20V/2,25A), mas ainda assim, abaixo do máximo admitido por este carregador Aukey.



Para testar a potência máxima da porta USB-C, ligámos o carregador a um portátil HP Spectre. A taxa de carregamento de 19,5V/2,87A fica muito próximo do máximo permitido nesta porta (20V/3A).


Ficava por testar o carregador com as 3 portas a serem utilizadas em simultâneo. Para isso, ligámos o cabo Aukey CB-CD6 ao HP Spectre e ou cabos Aukey CB-CD2 a dois smartphones compatíveis com com o sistema Quick Charge da Qualcomm. Tanto o BQ Aquaris X2 Pro, como o Asus ZenFone 5, conseguem tirar partido de relações de carregamento superiores aos 5V/2.4A que as portas USB A disponibilizam.

Com os 3 equipamentos a serem carregados ao mesmo tempo pelo carregador PA-Y12, o portátil continua próximo dos valores máximos admitidos, com 19,6V/2,86A. Os smartphones ficam perto dos 5V, mas em termos de amperagem, os valores registados não se aproximaram dos 2,4A que a porta disponibiliza.

Testamos vários equipamentos, com diferentes percentagens de bateria, mas a amperagem dos smartphones ficou-se pelos 1,5A. Esta situação é independente da porta USB-C estar a ser utilizada, a limitação está nas portas USB A.


Se ligarmos apenas um smartphone, a relação de carregamento sobe para próximo dos 2A, pelo que poderá haver uma limitação nas portas USB A, ficando abaixo dos valores anunciados pela marca.



Outro aspecto que devem ter em conta, é a compatibilidade dos equipamentos que ligarem à porta USB-C. Se com os portáteis, o Power Delivery funciona como esperado, no caso dos smartphones, o mesmo já não acontece, com os vários modelos testados a ficarem-se pelos 9V/2A, com a limitação a estar nestes últimos.





Apreciação final

O carregador Aukey PA-Y4 revelou-se uma boa opção para carregar smartphones, mas os 18W da porta USB-C, são insuficientes para alimentar equipamentos mais exigentes, como os portáteis.

Para responder a esta necessidade, a Aukey comercializa o PA-Y12, este sim capaz de efectuar  um carregamento até 60W, através da porta USB-C. As duas portas USB-A estão limitadas a 2,4A, sendo que para se obter um carregamento mais rápido, só deverá ser utilizada uma das portas.

Quem procura um carregador para transportar consigo, ou até mesmo para ter em casa, tem neste Aukey PA-Y12 uma excelente opção. Fica com a possibilidade de carregar portáteis que tenham uma porta USB-C para esse efeito, tendo ainda duas portas extra para carregar outros equipamentos.

Está disponível online, estando nesta altura a 53,99€ na Amazon, um valor mais elevado que o pedido por outros carregadores de qualidade, com esta diferença no preço a dever-se à potencia de carregamento disponibilizada pela porta USB-C (60W).

Pelas razões acima apresentadas, este carregador Aukey PA-Y12 é merecedor de um muito desejado Escaldante.


Carregador Aukey PA-Y12


Escaldante



Prós

  • 60W na porta USB-C
  • 3 Portas para carregamento


Contras

  • Não se faz acompanhar de cabos USB
  • Limitação de carregamento nas portas USB-A





0 comments:

Enviar um comentário