22/03/2019

22/03/2019

Nokia 7 Plus da HMD esteve a enviar dados para a China durante vários meses


A HMD que tantas vezes aqui tem sido alvo de elogios, acaba agora por dar uma de OnePlus, ao ter sido detectado que o smartphone Nokia 7 Plus, estava a enviar dados pessoais do utilizador, para um servidor localizado na China.


A HMD já prestou esclarecimentos sobre esta situação, confirmando a mesma, ressalvando no entanto que o problema se deveu à incorrecta utilização do software de activação, facto que segundo a marca Finlandêsa, apenas afectou um lote de equipamentos.

A investigação levada a cabo pelo site Norueguês NRKbeta, revelou que o Nokia 7 Plus estava enviar o IMEI, MAC ID e o SIM ICCID, dados que permitiam seguir um indivíduo. Além desta informação, também era fornecida a localização aproximada do equipamento, com estes dados a serem obtidos através das antenas da rede móvel.

A informação era enviada sempre que o smartphone era ligado, situação que se prolongou por vários meses. A HMD admitiu que os dados de activação foram enviados para um servidor que não era seu, mas segundo a firma Finlandêsa, a informação recolhida, nunca foi processada.

Segundo NRKbeta. o servidor Chinês em questão estava no endereço http://zzhc.vnet.cn, que aparentemente, pertence à empresa estatal China Telecom. Esta questão foi identificada e corrigida em Fevereiro de 2019, pelo que todos os Nokia 7 Plus com um  Android security patche de AMrço de 2019, já terão recebido o update com a correcção para este problema.

0 comments:

Enviar um comentário