19/12/2019

19/12/2019

Dicas para registar a passagem de ano em grande estilo


Com a passagem do ano prestes a chegar, nada melhor que se começarem a preparar para celebrar em grande a chegada de 2020. Momentos deste género, têm que ficar registados para memória futura, pelo que partilhamos algumas dicas para conseguirem os melhores vídeos.

Queres documentar os últimos momentos de 2019 e os primeiros da próxima década? Quer tenhas planeado ficar em casa com um grupo de amigos, correr as festas da capital ou marcar presença nos programas elegantes que vários hotéis prepararam para ocupar o tempo até a meia-noite, vais de certeza pegar no smartphone para tirar aquela selfie ou fazer uma filmagem rápida – nem que seja do fogo de artifício! É a pensar nesses vídeos que a WIKO, empresa europeia de smartphones, te traz 5 dicas de filmagem com smartphone para que consigas as melhores imagens.
 
Está sempre atento ao que vês
Antes de começar a gravar, avalia bem o ambiente e vê por onde queres começar. Assim que clicares no “play” deves concentrar-te no ecrã do smartphone enquanto te manténs atento ao que se passa em redor. Verifica se o plano está nivelado, se está focado e se a luz é suficiente. Segura o smartphone com ambas as mãos para garantir o seu equilíbrio e podes utilizar os polegares para aceder aos menus e definições de ajuste, bem como para focar em determinados objetos.
 
Põe-te no lugar de quem vai ver
Ou, neste caso, tu no futuro. Pensa no que vais querer relembrar desta noite e foca-te nisso. Quer estejas a gravar um momento inesperado que ocorra a meio das festas, ou uma dança conjunta planeada, aposta numa gravação consistente e não uses movimentos bruscos – se conseguires utilizar um tripé, excelente! Utiliza apenas o zoom quando for necessário, mas não em demasia, caso contrário ficarás com um resultado demasiado confuso.
 
Brinca com o modo “Time Lapse”
O modo “Time Lapse” faz com que visualizes aquilo que foi filmado a uma velocidade muito mais rápida, manipulando assim o tempo. Assim, objetos ou eventos que normalmente levariam horas ou mesmo dias a ser capturados podem ser vistos de uma forma rápida e resumida. Se gostavas de ter uma lembrança de todo o teu evento, porque não definir um ponto da sala e filmar tudo a partir de lá até ao fim? Desta forma terás um belo resumo de tudo o que aconteceu.
 
Grava sempre na horizontal
Costumas ver muitos vídeos filmados na vertical? Se não, então porque irias filmar o teu assim? A orientação de qualquer ecrã onde os vídeos sejam reproduzidos é horizontal, pelo que é essa a orientação com que deves gravar o teu vídeo, embora à primeira vista possa parecer mais prático agarrar no smartphone na vertical. Acima de tudo, não mudes de orientação enquanto gravas. Para, muda e depois volta a gravar.
 
Tem atenção à memória
Documentar uma noite, ainda que apenas os momentos mais importantes, vai requerer bastante a nível da memória do teu smartphone. Apesar de os mais recentes smartphones serem generosos em termos de armazenamento, este não é infindável – ainda para mais no que diz respeito a formatos de alta resolução como o Full HD ou 4K. Felizmente, existe sempre a opção de instalar cartões de memória externa.

0 comments:

Enviar um comentário