15/12/2019

15/12/2019

Google pode vir a cancelar a instalação manual de Apps no Android


A possibilidade de instalar manualmente uma aplicação no Android (sideload), é uma das funcionalidades que distingue este sistema operativo de outros, como é o caso do iOS. Esta enorme vantagem, pode no entanto vir a ser cancelada pela Google, ficando os utilizadores impossibilitados de instalar manualmente aplicações nos seus equipamentos Android.


Mandam as regras de segurança, que se instalem apenas jogos e aplicações disponíveis no Google Play e mesmo nestes casos, é recomendável que se analise com atenção o conteúdo a instalar, pois o sistema de rastreio da Google já mostrou ser incapaz de garantir uma segurança 100% eficaz.

Não sendo recomendável, há no entanto situações em que a instalação manual de aplicações é a única opção disponível para que se possa utilizar um determinado título. Pese embora seja um cenário que possa parecer pouco provável, basta recordar a situação do Netflix, para se constatar que esta funcionalidade é bem mais importante que à primeira vista pode parecer.




Outra situação em que o sideload surge como única alternativa, é nas instalação de aplicações nas box Android a correr Android TV. Para melhor servir os utilizadores, a Google disponibiliza um lote alternativo de aplicações para instalação no Android TV, garantindo desta forma uma melhor experiência de utilização, adaptada aos ecrãs das televisões. Este cenário parece ser o ideal, mas o método de selecção da Google, ou a candidatura dos developers a instalação da sua apps neste leque de equipamentos, está longe de ser eficiente, o que impossibilita a instalação de muitas das apps que utilizamos no dia a dia, no Android TV.

Para contornar esta limitação, o utilizador só tem de garantir o apk da aplicação a instalar no Android TV, transferir o mesmo para uma pen USB, ou para o armazenamento interno e depois de activada a instalação manual, proceder em conformidade.

Instalação manual de apps vai ser desactivada



Uma análise ao apk da Google Play Store, revelou informações que de alguma forma são preocupantes, com o Advanced Protection Program da Google, a poder limitar a instalação manual das aplicações.

Há contudo que encarar esta situação com alguma tranquilidade, pois a opção em questão, é nesta altura facultativa, ficando a cargo do utilizador a possibilidade de a activar. Neste cenário, teríamos algo semelhante ao que já existe, onde é o utilizador a tomar esta decisão, activando a instalação manual de apps.

Porta aberta para os OEM

Se a Google mantiver este cenário, não é nada que possa preocupar quem compre um smartphone Pixel, ou utilize um equipamento a correr Android AOSP. A grande dúvida está nos OEM, que modificam o Android da Google, apresentando uma proposta que pode ser radicalmente diferente. Neste cenário, nada impede uma marca de retirar do código do Android, a possibilidade de instalar as aplicações manualmente, ficando assim o utilizador sem acesso ao sideload.

Olhando para o panorama actual do Android, facilmente se verifica que esta hipotética situação rapidamente pode ser opção para muitas marcas, ficando o utilizador privado de uma funcionalidade extremamente útil em determinados cenários.

Sendo ainda pura especulação, espera-se que tanto a Google, como as diferentes marcas, não optem por impossibilitar a instalação manual de aplicações, pois a acontecer, será uma perda demasiado penalizadora para o Android.

0 comments:

Enviar um comentário