15/07/2020

15/07/2020

Microsoft força a instalação do seu Bing para quem tenha o Outlook no smartphone


A Microsoft volta a recorrer a tácticas pouco abonatórias, injectando uma opção não solicitada para pesquisa no Bing nos smartphones Android que tenham a app Outlook instalada.


Parece que a Microsoft se está a sentir inspirada para recorrer a tácticas abusivas de forma cada vez mais frequente. Depois de recentemente ter forçado a instalação do Edge e tentar roubar o lugar preferencial do Chrome, agora surpreende os utilizadores de Android com a inclusão de uma opção de pesquisa no Bing para as selecções de texto - injectada através da app Outlook.

Não há dúvida que a app Outlook é uma das mais populares da MS, e por isso se torna num veículo tentador para promoção de mais ferramentas e serviços da Microsoft. No entanto, não há como não ver esta medida como sendo excessivamente abusiva, já que adiciona uma opção a nível de sistema, que surgirá de todas as vezes que se faz uma selecção de texto, não só na app do Outlook mas em qualquer outra app.


Para demonstrar que, infelizmente, este tipo de táctica não é exclusivo da Microsoft, recentemente tivemos também a Google a impingir o Google Meet adicionando-o dentro da app do Gmail. Mas ao menos neste caso era algo que não era intrusivo fora da app do Gmail ou para quem não quiser utilizar o Meet.

É triste, pois este tipo de abusos acaba por obrigar que os utilizadores exijam mais opções para evitar este tipo de comportamentos, contribuindo para uma complexidade acrescida do sistema ou, ultimamente, que sejam removidas estas capacidades, em prejuízo das apps que até lhes poderiam dar uso de forma bem comportada.

0 comments:

Enviar um comentário