03/12/2020

03/12/2020

Android 12 (S) com novo sistema de actualizações

A próxima versão do Android (12 / S) virá com o ART actualizável sem depender de actualizações completas do sistema.

A Google tem passado os últimos anos a tentar encontrar soluções para agilizar o processo de actualizar o Android por toda a diversidade de fabricantes e equipamentos, e com isso reduzir aquele que é um dos grandes calcanhares de Aquiles da plataforma: a de muitos fabricantes não se preocuparem em fazer chegar as actualizações aos seus smartphones.

Como evolução do Project Treble - que continua a não ter grande impacto visível - a Google avança para um módulo ART actualizável de forma independente do sistema. O ART (Android Runtime Module) é o responsável pela execução das apps, convertendo o código das apps para um formato que possa ser executado pelo CPU e, até agora, era algo que só podia ser actualizado através de uma actualização completa do sistema. Mas para o Android 12 | S, este módulo passará a ser tão facilmente actualizável como qualquer app.

O resultado prático é que, começando no Android 12, a Google terá a capacidade actualizar o "motor" do Android em todos os dispositivos Android, disponibilizando directamente melhorias e correcções de vulnerabildiades críticas, sem ficar dependente da vontade (ou falta de capacidade) dos fabricantes disponibilizarem as suas próprias actualizações.

Mais um passo no bom sentido, mas cujo impacto só se irá fazer notar daqui por um par de anos.

0 comments:

Enviar um comentário