04/12/2020

04/12/2020

Dicas para resolver os problemas de rede lá de casa


Conheça algumas dicas para resolver os problemas de rede mais comuns.

 Ter uma boa ligação à Internet em casa nem sempre é possível. Por vezes, um sinal deficiente pode causar problemas com atividades diárias como o teletrabalho ou entretenimento doméstico. Não há um único argumento responsável por todos os problemas na rede em sua casa, mas há várias situações que podem agravar a questão.

A boa notícia é que, na sua maioria, podemos facilmente corrigir essas falhas com apenas algumas alterações ou com o equipamento mais adequado. A TP-Link explica alguns dos problemas mais comuns e como resolvê-los: 

1. Router mal localizado. O problema mais comum e o mais simples de resolver. As ondas emitidas pelo router são em forma de disco, pelo que se expandem perpendicularmente, razão pela qual é essencial que as antenas sejam posicionadas na vertical para alcançar mais pontos. Além disso, recomenda-se que o router seja colocado num local aberto e a uma altura semelhante à dos dispositivos que requerem a ligação, pelo que o pior local onde poderia estar seria no chão ou escondido atrás de um armário.

 2. Paredes espessas ou de pedra. Outra razão pela qual o sinal Wi-Fi pode ser deficiente são as paredes, portas ou divisões que tem em casa. Mas mais do que isso são os materiais circundantes que geram interferências e limitam o alcance do sinal. Neste sentido, metal, gesso, mármore e tijolo são os principais inimigos, uma vez que fazem o sinal "ricochetear" impedindo-o de chegar ao seu destino com a mais alta qualidade. Neste caso, é necessário optar por tecnologia específica como Powerline (PLC) ou Mesh, que permitem ultrapassar as barreiras arquitetónicas que interferem com o sinal.

3. Presença de aparelhos elétricos. As barreiras sem fios de alguns aparelhos elétricos, tais como frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou radiadores, devem-se ao facto de terem normalmente condutas através das quais circula água (um material que tende a distorcer o sinal). No caso das micro-ondas, o sinal também é enfraquecido, isto acontece devido à frequência eletromagnética em que trabalham, que tem um espectro muito semelhante ao utilizado pelo Wi-Fi, o que os desencadeia a "roubar" energia.

4. Saturação da rede. Com tantas pessoas ligadas em casa ao mesmo tempo, adicionando os vizinhos ligados a partir das suas casas (mesmo a outra rede), uma degradação das redes Wi-Fi pode ser gerada como consequência da saturação do canal. Como hoje em dia praticamente todas as casas têm uma rede Wi-Fi, é essencial escolher um canal que não esteja tão cheio a ponto de não reduzir o seu desempenho.

5. Router remoto. Em alguns casos, em que o router está instalado longe de algumas áreas ou salas, o sinal pode ser fraco. Nestes casos, é necessário ter um router com uma potência superior à instalada pelo operador ou um extensor de rede ou dispositivo Powerline que amplifique esse sinal.

0 comments:

Enviar um comentário