24/01/2021

24/01/2021

Google Messages pode em breve deixar de funcionar em smartphones não certificados

Segundo referências encontradas no Android, o Google Messages vai deixar de funcionar em smartphones não certificados a 1 de Abril.

Poderia parecer mentira mas, de momento, tudo indica que são esses os planos da Google, preparando-se para impedir o funcionamento do Messages, que faz a gestão dos SMS e RCS nos Android.

<string name="ip_compliance_warning_message"> On March 31, Messages will stop working on uncertified devices, including this one. </string>

O Google Messages é a app utilizada por milhões de utilizadores para lidar com os SMS nos seus Android, e é também uma das poucas apps da Google que funciona em smartphone Android sem serviços da Google instalados, pelo que pode ser usada até nos smartphones Huawei sem os serviços Google. No entanto, isso deixará de acontecer em Abril, passando a ser um requisito que o smartphone tenha os serviços Google devidamente certificados.

A medida poderá estar relacionada com os planos da Google em implementar mensagens RCS com encriptação end-to-end, e não querer arriscar que essa encriptação possa estar comprometida num smartphone não-certificado. De qualquer forma, seria bastante mais útil e prática que se limitasse a apresentar um aviso a alertar para esse facto, de que naquele smartphone não seria possível assegurar a total segurança das mensagens encriptadas ou, em último caso, até desactivar essa funcionalidade, mas continuar a permitir o uso das SMS e mensagens RCS convencionais.

Desta forma, é apenas mais uma app que acaba por fazer que as pessoas se mudem para o Signal, que também pode enviar e receber SMS nos Android.

0 comments:

Publicar um comentário