11/05/2021

11/05/2021

Clubhouse finalmente disponível para Android

Depois de se ter estreado como exclusivo iOS, o Clubhouse lança finalmente uma app para Android - numa altura em que o número de downloads caiu drasticamente.

O Clubhouse, serviço de salas de áudio que obteve um sucesso viral durante a fase de confinamento da pandemia Covid-19, está finalmente a tentar apelar aos utilizadores Android com a sua chegada à Play Store, mas limitada aos EUA e designada como Early Access, o que indica que parece ainda não haver confiança para que seja lançada em versão definitiva a nível global (quem estiver com pressa, pode sempre recorrer ao APK Mirror).

Embora o serviço tenha feito sucesso, talvez em parte devido ao factor "exclusividade", em que o acesso só era possível mediante o convite de quem já tivesse acesso, a verdade é que também não esteve isento de críticas. Para começar, o serviço exigia o acesso à lista de contactos dos utilizadores (o que, para mim, foi logo factor de eliminação), e o facto de ter tratado os utilizadores Android como utilizadores de "segunda classe" também não terá ajudado.
O que é certo é que esta chegada ao Android parece ser mais um acto de desespero do que um sinal de boa vontade. Depois de ter obtido quase 10 milhões de downloads no mês de Fevereiro, em Abril esse número já caiu para menos de 1 milhão. Motivo que certamente terá pressionando o Clubhouse a, finalmente, olhar para a plataforma Android. Só que, neste altura, já outros concorrentes começaram a oferecer serviços idênticos, como o Twitter com os seus Twitter Spaces. Pelo que, quem não apreciar ter sido "esquecido" pelo Clubhouse, poderá agora pagar-lhes da mesma forma.

0 comments:

Enviar um comentário