25/10/2021

25/10/2021

Antivirus - uma ferramenta a não descurar

Antivirus, algumas sugestões para terem em conta.

Quando se pensa na proteção de computadores pessoais – sejam eles de mesa, portáteis e até de bolso –, uma das primeiras aplicações que vem à cabeça são os antivírus. Embora não sejam os únicos softwares responsáveis pela proteção de sua máquina, são talvez os mais populares.


Na verdade, os antivírus (até mesmo o do Windows) são eficazes, mas não trabalham sozinhos na proteção dos equipamentos e dados. Para uma segurança reforçada, é desejável garantir uma série de procedimentos e de ferramentas adicionais.


A título de exemplo, uma das formas de se manter seguro, é estar atento à engenharia social. Nestes tipos de golpes, os utilizadores são enganados por bandidos ou hackers mal intencionados e, normalmente, enviam seus dados sem que o meliante o obrigue a tal. 


Quando recebe um link oferecendo dinheiro fácil ou uma mensagem amorosa de alguém que nunca viu na vida, com um anexo para ser aberto, não são mais que truques de engenharia social. Ao clicar no endereço ou abrir o ficheiro, pode infectar a sua máquina ou enviar dados pessoais a terceiros – sem ter sido obrigado a isso, basicamente foi enganado. 


Estes são alguns exemplos de truques de engenharia social que poderá evitar, com alguns procedimentos simples. A sugestão, nesses casos, é ficar atento, "esperto" e desconfiar sempre do parece ser fácil demais. 


Entretanto, regressemos aos antivírus. A seguir, de forma sucinta, damos algumas informações importantes sobre essas ferramentas de proteção.


Há diversas marcas e sistemas de antivírus no mercado, como de resto vamos apresentando no blog. Caso esteja à procura de um bom programa de proteção, pode consultar um overview detalhado dos antivírus da McAfee, para escolher o seu. Trata-se de uma das marcas mais conhecidas quando o tema é segurança de eletrónica.


Entretanto, antes (e mesmo depois) de escolher seu programa de segurança, é importante saber algumas informações importantes seu respeito. Com isso, pode maximizar seu uso e aumentar sua proteção no dia a dia – seja no computador de casa, do trabalho, no tablet ou no smartphone.


Mantenha-os atualizados, sempre!


De nada adianta ter um bom programa para bloquear vírus e ameaças digitais, se você os mantém desatualizados. É por isso criminosos do mundo digital criam e desenvolvem novas ameaças diariamente. 

Um antivírus desatualizado, é tão útil como um peso para papel na proteção a ameaças digitais, vale zero.. Por isso, mantenha-o sempre atualizado – as bibliotecas de proteção dos fabricantes são atualizadas diariamente. 


Caso não queira se preocupar com isso, é possível programar o antivírus para realizar a tarefa automaticamente e também em horários em que o computador está em standby (por exemplo, de madrugada). Assim, não perde tempo à espera que o PC atualize tudo para poder usá-lo.


Serviços adicionais


Boa parte dos antivírus do mercado oferecem funções que vão além da proteção da máquina em si. Há opções de programas que contam com firewall, por exemplo. Outros, com soluções que permitem o utilizar o mesmo tanto em desktop como em smartphones.


Mais serviços podem ser uma boa opção. Fica com uma só solução na sua máquina e não precisa ficar a escolher, atualizar e instalar diferentes softwares, isto porque os programas de proteção tendem a ser robustos e atuar no sistema operativo como um todo. Ao ter uma solução all-in, a tendência de conflitos diminui exponencialmente. 


VPN e proteção para os pais


Alguns bons programas de antivírus tem até mesmo funções avançadas e extremamente específicas. Entre elas, algumas das mais procuradas são as VPN, proteção para os pais e suporte de redes sem fios. 


Quanto ao suporte a wi-fi, é sabido que boa parte dos ataques exteriores chegam via redes não seguras. Por isso, é necessário aumentar sua proteção nesta área. 


Routers de última geração são potentes – mas nem sempre garantem o nível de segurança desejado. Com um antivírus que garanta a inviolabilidade do seu gadget, você poderá navegar evitando dores de cabeça quanto a invasores indesejados.


No caso de proteção para os pais, o programa basicamente impede os filhos de realizar determinadas ações no mundo digital, permitindo igualmente monitorizá-los. Com isso, aumentam-se os cuidados com os mais novos – que, atualmente, estão cada vez mais expostos a conteúdos prejudiciais. 


Já no caso da VPN, pode ser uma ótima opção para quem quer navegar anonimamente na internet. Do inglês virtual private networks (daí a sigla VPN), essas soluções criam redes privadas virtuais.


Resumidamente, ao instalar um programa de VPN no seu computador, consegue navegar "anonimamente" pela internet, já que ele camufla seus dados. 


Com isso, consegue, por exemplo, aceder a conteúdos restritos ao seu país (dado que o sistema não sabe onde você está). É possível, por exemplo, entrar no catálogo da Netflix dos Estados Unidos ou consumir algum outro serviço de streaming em outro lado do mundo.


Facilidade de uso é importante


Ao optar por antivírus, é importante ter em conta dois aspectos: suporte técnico e facilidade de utilização.


O suporte da empresa é essencial, caso não seja um expert quando o assunto é tecnologia ou mesmo segurança digital. Isso porque se o seu programa antivírus parar ou falhar, vai estar desprotegido. 


Assim sendo, analise as possibilidades de ajuda do fabricante. Muitos trabalham com suporte via e-mail, via mensagem ou notificações. É importante verificar também em quanto tempo costumam dar retorno a quem os procura. Uma busca no Google ou em sites de reclamação, esclarecem-lhe esse ponto.


Por fim, outro ponto que conta muito a favor de um antivírus é sua interface. Quanto mais intuitiva melhor. Mesmo porque com a série de recursos adicionais que um antivírus de ponta tem, melhor será se tudo o que deseja fazer estiver a menos de dois cliques de distância.


Configurações confusas ou que precisam de muitos passos para serem ativadas tendem a ficar esquecidas. E já que vai escolher a melhor e mais completa opção que se encaixe nas suas necessidades e gostos, o ideal será usar ao máximo sua ferramenta de proteção. 


De forma geral, estas são alguns dos aspectos mais importantes sobre os principais antivírus do mercado. Antes de escolher o seu, analise as características de cada um com cuidado e paciência – essa é outra dica fundamental para aumentar sua segurança no mundo digital.


0 comments:

Enviar um comentário