09/05/2022

09/05/2022

Oppo destaca design do seu Find X5 Pro



O mais recente flagship da OPPO, o Find X5 Pro 5G, tem registado uma aceitação assinalável no mercado nacional e o segredo está no facto de ser um dispositivo premium que é fruto de uma engenharia pioneira sem igual até à data. Disponível num material cerâmico deslumbrante, a curva na parte posterior cobre a caixa da câmara de uma forma elegante e orgânica com um design que remete para um vulcão, criando uma experiência, aspeto e toque perfeitos, algo que aumentou de forma ímpar os padrões de exigência em toda a indústria.

 

Escolher um smartphone está longe de ser uma decisão fácil. Com centenas de modelos a disputarem por atrair a atenção dos consumidores, separar o bom do excelente torna-se assim bastante difícil — tendo em conta que a maioria dos dispositivos têm todos um aspeto e toque semelhante.

 

 

Inspirado pela natureza

 

"Na natureza não existem linhas retas ou pontiagudas" — Antonio Gaudi

 

E tal como na surpreendente arquitetura de Gaudi, as curvas simples e elegantes da natureza inspiraram artistas e engenheiros durante milénios. E, nos últimos tempos, essas curvas inspiraram toda a série Find X da OPPO, permitindo a cada aparelho destacar-se verdadeiramente da concorrência, atraindo as atenções a todos os níveis.

 

A maioria dos aparelhos rivais tende a acoplar a superfície da câmara de uma forma inestética como se os responsáveis pela sua conceção só se tivessem lembrado disso depois, fazendo com que pareça separada do próprio dispositivo. Na gama Find X, pelo contrário a natureza suave e elegante devolve-nos um painel posterior que flui em torno das próprias lentes, formando uma forma natural e impressionante como um vulcão. O resultado final é um smartphone que incorpora de forma elegante e perfeita as câmaras, transmitindo assim uma energia potente e suave ao mesmo tempo.

 

Os engenheiros e designers da OPPO usaram toda a sua experiência adquirida para irem mais além no que toca à curva do novo OPPO Find X5 Pro 5G. Pela primeira vez, foi usada uma parte posterior em cerâmica — não só dadas as suas propriedades superiores ao vidro — mas também pelo seu aspeto visual deslumbrante. A sua forma orgânica e elegante é uma obra de arte em si, captando e refletindo a luz como o casco de uma nave espacial futurista, ao mesmo tempo que se adapta de forma incrivelmente confortável e natural à sua mão. Um objeto verdadeiramente cobiçado pelos amantes do design e fãs de tecnologia e uma homenagem à própria natureza.

 

 

Trabalhar a cerâmica

 

A parte posterior de cerâmica do OPPO Find X5 Pro 5G é feita de um material microcristalino que é calcinado a uma temperatura de 1000 graus Celsius por forma a criar uma textura que reduz as impressões digitais e que é ao mesmo tempo duas vezes mais resistente do que o vidro, com o dobro da dissipação de calor. A desvantagem, no entanto, é que, devido à sua força, é um material muito complexo e duro de trabalhar. A ideia de criar uma parte posterior com uma curva orgânica precisa no OPPO Find X5 Pro 5G a partir deste material parecia impossível, mas graças à sua determinação e engenho, os engenheiros da OPPO inventaram um processo que permite conceber um painel posterior em cerâmica, esculpido como uma obra de arte e com mais de 2.000 pontos de controlo individuais usados para criar uma curva orgânica perfeita. Mas o caminho para o sucesso estava, no entanto, longe de ser fácil.

 

Moldar o painel cerâmico levantou alguns obstáculos que os engenheiros tiveram de resolver, sendo necessários seis meses de pesquisa e desenvolvimento no que toca a processos de moldagem, mecanização e aperfeiçoamento para criar a icónica parte posterior curva do OPPO Find X5 Pro 5G.

 

A cerâmica é um material incrivelmente forte e resistente a riscos e quedas e é superior ao vidro em muitos aspetos, pelo que seria a opção lógica para um aparelho premium como o OPPO Find X5 Pro 5G, que vai mais além em termos de design do que o Find X3.

 

O uso de métodos de fabrico existentes na altura resultaria numa capa muito grande entre a tampa traseira de cerâmica e o compartimento da câmara, com uma pequena saliência apenas para ligar o dispositivo — um resultado inaceitável. Para superar esse problema, os engenheiros recorreram a um processo mecânico mais preciso usando duas lâminas dispostas num ângulo preciso de 90 graus. Embora isto tenha melhorado a precisão do produto final, no entanto, surgiu um novo problema — a saber, o aparecimento de uma linha de corte direito em volta da capa de cerâmica, bem com marcas de corte visíveis provocadas pelas lâminas da máquina. Situações destas passam muitas vezes despercebidas, mas esta era uma opção inaceitável para a OPPO.

 

A solução foi a criação de um processo de polimento das extremidades salientes completamente novo que melhoria o aspeto das extremidades onde foi aplicada a máquina para conseguir um aspeto final mais suave e com um bom acabamento. Mas no início ficou claro que a remoção das marcas de fabrico retirariam também grande parte do material cerâmico, fazendo com que o painel posterior ficasse mais pequeno e não encaixasse assim devidamente no aparelho. Para superar isso, os engenheiros não tiveram outra opção que não fosse polir meticulosamente as extremidades de cerâmica em várias fases, usando uma máquina de polir de quatro eixos nunca antes usada e pó de diamante de nível mícron. Os resultados das fases de polimento foram verificados a intervalos regulares para fazer depois ajustes minuciosos e precisos até chegar a uns surpreendentes 0,005 mm. O resultado final? Uma traseira premium em cerâmica feita com processos mecânicos que levou cinco dias inteiros a ser produzida, com um rendimento de 97% face aos 87% anteriores.

 

Pode parecer um exagero, mas pegue no OPPO Find X5 Pro 5G e verá como os resultados premium fazem de facto a diferença. Um aparelho que reflete a luz na sua curva como um super automóvel acabado de lavar e que é um prazer manusear e admirar.

 

 

Precisão incrível

 

Um dos principais pontos problemáticos do design dos smartphones são as soluções de alojamento da câmara. A maioria dos telemóveis tem zonas salientes deselegantes que dominam o design sem acrescentar emoção ou elegância. Já vimos como o OPPO Find X5 Pro 5G supera este problema com o seu design de vulcão suave que combina perfeitamente o invólucro da câmara com o resto do telemóvel. Mas, para além da forma os engenheiros da OPPO tinham ainda outro problema para resolver — como inserir as lentes no próprio corpo sem saliências feias ou aros de câmara visíveis.

 

Remover o aro da lente da câmara para uma dar um aspeto mais elegante implicava colocar a lente com o máximo de precisão para que não ficasse nem muito alta nem muito baixa. Se ficasse muito alta a lente ficava vulnerável a danos. Muito baixa, e perdia-se a sensação premium de fluidez e ficaríamos com um pequeno desnível na superfície.

 


Pelo que já tivemos oportunidade de testar, o design é efetivamente um dos pontos em destaque neste smartphone. 


A solução para a colocação perfeita das lentes da câmara sob a capa de cerâmica foi estudada e chegou-se a um valor de 0,10 mm, equivalente à espessura de um cabelo humano. Mas na montagem direta esse valor atingia muitas vezes a espessura de dois cabelos. Isso parece totalmente insignificante no papel, mas tudo o que estivesse aquém do valor perfeito não era bom o suficiente.

 

Para combater isso, as tampas da bateria em cerâmica foram divididas em três grupos com base nas suas incrivelmente pequenas variações de espessura. As três lentes para o OPPO Find X5 Pro 5G também foram agrupadas com base na sua espessura e, em seguida, combinadas com a tampa de cerâmica pelo o valor mais aproximado para conseguir a profundidade perfeita no compartimento da câmara.

 

Pode parecer simples, mas temos três lentes e 3x3x3=27 combinações no total. O número de combinações não permite uma medição e colocação manual das mesmas, pelo que a OPPO investiu milhões para desenvolver equipamentos automatizados especializados para colocar as respetivas lentes e tampas traseiras automaticamente.

 

 

Descubra o OPPO Find X5 Pro 5G: nascido da excelência e para o futuro

 

Depois de ler sobre os desafios e sobre a forma como os engenheiros da OPPO conseguiram ultrapassar percebe onde podiam ter desistido. Afinal, que diferença faz se um componente é mal colocado e se a diferença é da espessura de um cabelo humano apenas?

 

O compromisso da OPPO com a precisão e a perfeição destaca-se. Dispositivos como o OPPO Find X5 Pro 5G são a personificação de trabalho árduo, dedicação e muitas horas para oferecer o melhor produto possível.

 

Com novos avanços e descobertas a serem feitos continuamente, a OPPO continuará a abrir caminho para a inovação na área dos smartphones, concebendo novas gerações de produtos com base em anos de experiência e aprendizagem da marca.

  

0 comments:

Enviar um comentário