29/05/2023

29/05/2023

Priberam lançou plataforma de monitorização de media assistida por IA


A Priberam apresentou em Madrid a plataforma Monitio, solução que permite a monitorização de media tempo real, sendo igualmente capaz de traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês.


Criada pela Priberam no contexto de um projeto europeu, esta é a primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção da sua tradução. Além disso, o Monitio integra ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de media. Estas ferramentas foram testadas por jornalistas da Deutsche Welle. Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.

O Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc. Os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes.

Inovar o mercado de monitorização de media e lutar contra a desinformação

“Estamos dedicados a desafiar e mudar o status quo da monitorização de media lançando uma plataforma inovadora no mercado”, disse a propósito Carlos Amaral, o CEO da Priberam.

O Monitio combina inteligência artificial (IA) e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios melhores e mais fiáveis. Para além disso, inclui uma ferramenta de verificação de factos para lutar contra a desinformação.

“É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias. Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” acrescentou Carlos Amaral.

A verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com a equipa do Professor Andreas Vlachos, da Universidade de Cambridge, um perito na área da verificação de factos.

O Monitio foi desenvolvido com organizações líderes na Europa

O Monitio tem estado a ser usado e desenvolvido ao longo dos últimos dois anos em conjunto com um pequeno grupo de clientes líderes na Europa para o preparar para o lançamento no mercado geral. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio desde 2021 e irá apresentar o seu caso de uso no Dia do Utilizador Monitio, em Madrid, a 17 de maio.

“Uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore,” disse Décio Telo, do ISCTE MediaLab.

O Monitio foi suportado por financiamento da UE


O Monitio recebeu financiamento da UE para desenvolver as principais tecnologias e preparar o lançamento comercial. Nos últimos dois anos, a ferramenta foi desenvolvida e testada por uma colaboração pan-europeia entre a Priberam, a emissora pública Deutsche Welle, a Universidade de Cambridge e a agência de relações públicas Scandinavian Communications.

As quatro organizações complementam-se e cobrem todas as atividades necessárias para garantir não só o sucesso do desenvolvimento de uma plataforma inovadora para além do estado-da-arte, como também a sua exploração eficaz em diferentes mercados europeus.

Mais informaçõeswww.priberam.com 

0 comments:

Enviar um comentário