2011/10/17

Smartr Contacts

Dos mesmos criadores do Xobni, chega-nos o Smartr Contacts que  promete facilitar a gestão dos contactos no vosso equipamento Android.


O aparecimento do Xobni foi uma verdadeira pedrada no charco. Revolucionou por completo a gestão de contactos no Outlook.
A aposta seguinte recaiu sobre o Balckberry, e eis que agora  é chegada a hora do GMail e Android.

Para testar a aplicação, utilizei a minha conta GMail, a qual tem "pendurada" a conta do hotmail. Após alguns minutos já ia em mais de 1200 contactos.
Esta é para mim a grande mais valia da aplicação, a agregação automática de contactos.

É possível ligar a aplicação ao Facebook, LinkedIn e Twitter, aumentando exponencialmente a fonte de dados.

No ecrã inicial podem usar a função de procura. Exite ainda,  uma secção com fotos que vão rodando por entre a lista de contactos.


Muito à imagem do Xobni, temos acesso aos dados do contacto, histórico de comunicações (inclusive, sms e chamadas, se assim desejarem) e lista de contactos com quem a pessoa se corresponde com maior frequência.


É possível utilizar a secção dos contactos para criar novas ligações a pessoas do nosso interesse.

A aplicação ainda está em fase beta, pelo que se recomenda um backup dos contactos antes de a utilizar.

 

2011/10/16

Smurfs Village

No seguimento da estreia do filme dos Smurfs (para mim serão sempre Estrumpfes), foi lançado recentemente o jogo para a plataforma android.


A história deste jogo é simples: o terrível Gasganete conseguiu encontrar a aldeia dos Estrumpfes no meio da floresta e agora os nossos amigos azuis têm que construir uma nova aldeia, contando para isso com a vossa ajuda.



Para construir a nova aldeia, deverão seguir as instruções do Papá Estrumpfe.
O jogo começa apenas com uma "casa cogumelo" e algum terreno disponível para novas construções. Rapidamente poderão começar a construir outras casas, hortas, pontes e muitas outras construções para tornar esta nova aldeia dos Estrumpfes no seu novo lar.



ATENÇÃO: o jogo é gratuito mas algumas opções no jogo são pagas, pelo que devem ter cuidado com o que os vossos petizes poderão fazer.



2011/10/15

MX Player

A espera acabou. Já existe um leitor multimédia à altura do Asus Transformer (TF).


Uma das grandes lacunas que encontrei no TF foi a falta de um leitor multimédia que estivesse à altura do ecrã que o equipa.
Existiam diversas soluções no mercado, mas nenhuma garantia total compatibilidade com os diversos formatos. A  descodificação com recurso ao CPU Tegra 2 era algo que se esperava, mas que tardava em aparecer.

Testei algumas aplicações (VPlayer e Dice Player, etc), as quais já efectuavam o decode por hardware, mas infelizmente tinham uma problema: uma só reproduzia o vídeo, outra o áudio. Ambas são versões pagas e com um periodo de teste muito curto.

Cheguei a tentar informar uma das equipas de desenvolvimento (Dice Player), mas o sistema de envio dos comentários bloqueava e a mensagem não seguia o seu destino.

O MX Player, apareceu-me via timeline do twitter (excelente fonte de informação). Até ao momento reproduziu todos os ficheiros sem falhas. Tem ainda a vantagem de ser grátis (por enquanto...)!


No ecrã inicial temos as pastas que contêm ficheiros de vídeo, e dentro de cada uma são apresentados miniaturas dos vídeos.




A interface está muito bem conseguida: simples, mas bastante completa.
No topo temos o nome do ficheiro e atalhos para bloqueio do ecrã, dimensão da imagem e menu de definições.
Em baixo, a barra de progressão e botões para a navegação.


Do lado esquerdo temos dois icons para acesso ao tipo de descodificação e controlo das legendas.


É possível recorrer a gestos em zonas pré-definidas para efectuar operações como zoom, controlo do volume, brilho e escolha da posição para reprodução.

O menu de definições do ecrã permite configurar vários aspectos relacionados com a imagem e a reprodução.

Recomendo vivamente experimentarem este leitor multimédia!


2011/10/14

Marvel App chega ao Android

Os fãs dos super-heróis e da banda-desenhada (comics) da Marvel têm agora motivos para passarem ainda mais tempo a olhar para os seus Androids, com a chegada da App oficial da Marvel à plataforma do Google.


Com esta App podem acompanhar de perto as aventuras de super-heróis como o Iron Man, Thor, Captain America, Spider-Man, Wolverine e muitos mais.

Podem ler as histórias de forma tradicional, em que têm total controlo sobre as páginas exibidas no ecrã (e que certamente serão melhor apreciadas num tablet - embora a App não tenha ainda nenhuma versão que tire partido do Honeycomb), ou um modo "guided", onde a história vai saltando de quadradinho em quadradinho de forma animado, mais fazendo lembrar um motion-comic...

Há alguns comics gratuitos com os quais poderão experimentar e ver do que se trata. Pelo que... não têm nada a perder:


2011/10/13

Visão Online

A revista Visão já tem uma versão online para Android.


A Impresa lançou recentemente a aplicação Visão Online para a plataforma Android, onde podemos consultar as notícias mais recentes, ter acesso aos melhores artigos, vídeos e fotografias.

 

A aplicação está dividida em diversas secções: Início, Notícias, VisãoViagens, Sociedade, Opinião, JornalLetras, Blogues, Economia, Visão7, Cinema e Favoritos.

 



2011/10/12

Qual Música vence CPA 2011

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Programação promovido pelo androidPT. E o grande vencedor é o Valter Costa com a App QualMúsica. Esta App permite identificar qual a música que estão a ouvir em diversas rádios nacionais, e faz com que o Valter possa receber um Galaxy S 2 com o qual poderá continuar a aprofundar e desenvolver novas Apps Android.

De parabéns estão também os restantes classificados com direito a vários prémios (smartphones Samsung, licenças NDrive, etc)

2011/10/11

Carris Online


A ferramenta ideal para obter informações relativas à rede de transportes da capital.


Mais uma vez, trago-vos uma aplicação que surge de uma necessidade momentânea: qual o autocarro que posso apanhar para determinado destino?

Nada como procurar no Android Market. Encontrei esta aplicação da Carris, e, fiquei bastante satisfeito com a mesma.

No ecrã inicial temos acesso directo às diferentes funcionalidades:


  • Carreiras - acesso ao trajecto dos diferentes autocarros e eléctricos, com listagem das paragens;
  • Simulador - carreiras entre dois pontos;
  • Tempo de espera - podemos definir um local e aplicação indica-nos as paragens mais próximas do mesmo. Os resultados são agrupados por local de paragem e sentido de marcha. Basta seleccionar a opção pretendida e indicar o email para o qual devem ser enviados os resultados da pesquisa.



As restantes funcionalidades dão acesso a informação relativa ao serviço da carris.
  • Rede de vendas
  • Tarifário
  • Notícias




Na secção Carreiras temos acesso aos percursos e tempos estimados entre segmentos de transporte.




No caso da simulação, após definição dos locais em questão, é nos apresentada uma lista das carreiras, dando esta acesso à informação do percurso, como à esquerda apresentado.








A funcionalidade "tempo de espera" revelou-se particularmente útil, principalmente na viagem de regresso. O painel não mostra o tempo estimado para todas as carreiras que passam nesse local. Ao efectuar a pesquisa, pude optar por outro autocarro, poupando assim mais de 20 minutos de espera.

A selecção do local dever ser feita via palavras chave relativas à localização onde se encontram.



Convém escolher o local certo...


 Basta indicar o email para receber uma mensagem com a informação pretendida.



Comentário final: A aplicação revelou-se bastante útil, fornecendo a informação que pretendia.

Apenas a referir um aspecto negativo: os percursos das carreiras são descarregados via ligação de dados.

É minha opinião, que tratando-se de informação "congelada", não se justifica esta opção. Este conteúdo deveria ser disponibilizado pela própria aplicação sem recurso à Internet.


2011/10/10

GScript Lite


Este Gscript Lite oferece uma forma prática de correr scripts.



As possibilidades de configuração oferecidas num equipamento Android são imensas. Os kernels alternativos oferecem novas funcionalidades: overclock, cifs, ntfs, entre outras.



Por norma, utilizam-se scripts para execução dos processos. Estes podem ser chamados no arranque, ou em alternativa, no acto.


Para os menos experientes, o terminal acaba por ser pouco convidativo para esta tarefa. O GScript com a sua interface gráfica pode ser um preciso auxiliar. Com esta aplicação é possível criar e executar script (inclusive como SU- super user).



No meu caso, utilizo esta ferramenta para carregar o módulo do adaptador usb-ethernet no Asus Transformer. Acaba por ser mais cómodo que estar a aceder ao terminal e executar o script.





2011/10/09

GravitreX


Gráficos retro a fazer lembrar os primeiros jogos de arcada, são o cartão de visita deste GravitreX.
O objectivo é simples: movimentar as naves espaciais entre placas. A execução, já não é assim tão simples.

Confesso que tenho muita dificuldade em controlar a aeronave. Só ao fim de inumeras tentativas é que consegui passar o primeiro nível!!!



O ecrã está dividido em zonas: fundo esquerdo,direito e centro para aceleração, ancoragem em cima à esquerda e escolha da nave espacial em cima à direita.



Há que acelerar com muita cautela para evitar danos na nave, os quais podem levar à destruição da mesma.