25/05/2014

25/05/2014

Resumo da semana

Esta semana ficou marcada pela primeira apresentação da bq em Portugal.
Os seus tablets e smartphones já por cá andam há batente tempo, tendo o Edison sido o primeiro equipamento que recebemos para testar.

Nessa altura, poucos ainda conheciam a marca espanhola, mas a sua política agressiva de preços e constante lançamento de novos equipamentos tem sido capaz de captar novos clientes.

Um dos aspectos menos positivos tem sido a falta de actualizações, mas a bq parece agora decidida a alterar esta situação, e anunciou também esta semana quais os equipamentos que vão receber a actualização para o Android KitKat.

A nova série E começa a estar disponível na primeira quinzena de Junho, indo até final de Agosto para o modelo de 6".

Passemos então aos jogos e aplicações que marcaram a semana.


Snailboy 

O Snailboy não é propriamente revolucionário, mas consegue ser um jogo bastante equilibrado.

Após a instalação do Google Play preparem-se para uns minutos de espera para descarregar os ficheiros extra que compõem o jogo. Perguntava-me porque razão necessitaria um jogo tão simples de ocupar tanto espaço.

Penso que seja devido à parte gráfica. Tudo foi desenhado em pormenor, com grande qualidade, um regalo à vista.

O sistema de jogo é bastante simples, temos apenas de levar o caracol até ao seu destino. Como objectivo secundário é suposto recolher a baba que estes animais produzem.

Os primeiros níveis servem para explicar os movimentos que estão disponíveis, pelo que não vale a pena estar a descrever os mesmos aqui.

Os saltos devem ser bem calculados por forma a evitar os inimigos e obstáculos que nos aparecem pela frente. A dificuldade vai crescendo com o decorrer dos níveis. A referida baba é que nos dá vidas, por isso devem recolher toda a disponível.



Com o Foursquare a passar a ser apenas uma app de recomendações e descoberta de locais, cabe ao Swarm substituir aquilo que anteriormente era indissociável do Foursquare: os check-ins e os badges que recompensavam a sua utilização (e davam origem a autênticos despiques - saudáveis, espera-se - para conseguir manter o domínio sobre determinado local). Com o Swarm continua a ser possível ver se temos amigos por perto, mas nunca o fazendo de forma intrusiva, e com modo fácil para "desaparecerem" caso não queiram mostrar por onde andam.

Outras novidades desta app face ao antigo Foursquare: passa agora a ser possível pesquisar todo o histórico de check-ins; e é também possível utilizá-lo para organizar eventos, sugerindo uma ida ao cinema ou a um restaurante a vários amigos, e depois contactar os que disseram estar interessados.

Mas estas novidades vêm também acompanhadas pelo desaparecimento de algumas coisas. O Swarm deixa de ter os badges e demais postos que eram usados no Foursquare (já não haver o "mayor" de cada local), o que me parece ser uma jogada arriscada. Penso que esse aspecto do jogo seria responsável por uma boa fatia dos utilizadores, e que sem isso o Swarm passará a ser apenas "mais uma" das apps que permite saber por onde andam os amigos e em que locais nós estivemos... coisas que se podem fazer com o Facebook, Google+, e tantas outras apps de localização.

Será que o Foursquare irá conseguir manter todos os seus utilizadores depois desta separação de funções  e deste novo Swarm? Saberemos daqui por algumas semanas/meses.



O AllCast é uma app bem conhecida de todos os que usam Android e desejam enviar fotos e vídeos para serem visualizados em "receptores" como o Chromecast, Apple TV, XBox 360, Smart TVs, etc. Agora, passa a ter uma outra app que lhe faz companhia e que permite transformar um Android num receptor destes streamings: o AllCast Receiver.

Depois de nos habituarmos a fazermos "casting" de conteúdos de um lado para o outro tornava-se incrivelmente frustrante não o podermos fazer para os nossos dispositivos Android. Não é que faça grande sentido fazer o envio de um filme de um tablet para um smartphone... mas se considerarmos que existe uma enorme quantidade de pens Android que podemos ligar ao televisor, a coisa já muda de figura - e assim permite transformar qualquer pen Android num Chromecast que não se limita a ser isso.

Para quem tiver root, a mais recente versão do AllCast permite até fazer o streaming do Google Play Music para outros dispositivos (não me perguntem porque motivo é necessário ter root para se poder fazer isto... mas infelizmente é o caso, pelo menos por agora).



A Rebel Twins, empresa responsável pela publicação de jogos como o Daddy Was A Thief e o Crumble Zone, lançou mais um divertido jogo, o Aliens Drive Me Crazy.

A história desste jogo reza que o nosso planeta foi invadido por extra-terrestres, que desactivaram as redes de comunicações, colocando em perigo toda a população terrestre.

O herói do jogo tem a árdua missão de pegar no seu carro e percorrer a cidade até alcançar a base inimiga, destruindo os invasores que tentam impedir a sua tarefa.

Ao longo do percurso é possível amealhar moedas que permitem comprar armas e melhorar o carro para facilitar a nossa missão, mas também podem personalizar o herói com diferentes roupas e penteados.

O Aliens Drive Me Crazy utiliza os serviços do Google Play, o que permite comparar as vossas pontuações e conquistas com outros jogadores.



Se estão fartos de saber o que o vossos amigos fazem e dizem, e que eles também saibam o mesmo sobre vocês, o Secret é a app que vos permitirá dizer o que vos apetecer sem que ninguém saiba quem são, e que agora fica também disponível para Android.

Esta app Secret não é a primeira app de desabafos, confissões e discussões anónimas, mas ganhou popularidade no iOS graças a alguns "segredos" e fofoquices que deram bastante que falar. Se querem confessar ao mundo que adoraram a saga Twilight sem sofrerem repercussões dos amigos, ou que o vosso patrão é um sovina sumítico que não vos aumenta o ordenado há uma década, esta é a app adequada para isso. Para além de chegar ao Android, a app fica também disponível a nível mundial para iOS (estava limitada aos EUA.)

O Secret apresenta-nos duas secções uma de "amigos", onde nos surgem segredos que são automaticamente recomendados pelos sistemas de selecção da app; e o "explore" onde temos acesso a todos os segredos que vão sendo escritos de forma indiscriminada. Temos também a possibilidade de fazer perguntas anónimas aos nossos "amigos"... o que invariavelmente dará azo a conversas que não teriam lugar em qualquer outra plataforma onde os interlocutores estivessem identificados.

Portanto... se querem um pouco de liberdade e anonimato para fazer baixar os níveis de stress, não deixem de mandar alguns segredos e desabafos para o ar usando esta app.




O Beer Googles é uma app que se propõe avaliar o estado de embriagues do utilizador do smartphone.

Para fazer a avaliação, o Beer Google recorre ao método de ter que tocar nos círculos verdes que aparecem no ecrã no menor tempo possível.

Portanto, já sabem, se estiverem a pensar ir para os copos, utilizem (ou não) esta app para perceber se estão bêbados.




Terminada a revista aos jogos e aplicações, passemos às notícias da semana.


Notícias do mundo Android:



Google aposta em "vender" o Glass a quem já usa óculos
Google+ Stories e Movies - Resumo automático das férias
Wiko Bloom - Dual SIM com KitKat por 139 euros
HTC prepara M8 Prime "de Luxo"?
Jogo de dança reacende guerra Android vs iOS
URC 8800 da One For All transforma um tablet em telecomando universal
bq apresenta novos Aquaris E em Portugal
Google vai fazer mini-série de tablets com visão 3D

0 comments:

Enviar um comentário