19/07/2015

19/07/2015

Resumo da semana









Hoje, frutos de limitações técnicas, temos um resumo semanal mais curto. A NOS não está a cooperar, e a banda larga, mais parece um caracol.



O OnePlus 2 está a pouco mais de uma semana de ser apresentado, mas há mais OEM a movimentarem-se, nomeadamente a Motorola, que marcou um evento para dia 28. Por cá, ainda não sabemos de nada, mas lá por fora, já se fala de novos Moto G e X. Do último pouco se sabe, mas do primeiro, falta apenas saber a memória RAM, preço e entrada no mercado nacional. Vamos ver o que a Motorola nos reservou. Será que se ficou por apenas 1GB de RAM?

A Huawei por seu turno, já nos fez saber que vamos ter o Honor 7 na Europa, mas do Nexus, ainda nada, apenas rumores, mas dos bons!

Passemos à revista da semana.


Ouve música no teu headset bluetooth mono no Android

É incrível como, com tanta tecnologia, por vezes não se conseguem fazer as coisas mais simples. Quem tiver um auricular bluetooth mono, poderá já ter ficado frustrado por não o poder utilizar para ouvir música do seu smartphone (ou outras fontes sonoras que não permitem ser ouvidas nestes dispositivos). Felizmente... há uma app que resolve isso.

Há headsets bluetooth que permitem ouvir música, mas no caso dos auriculares mono concebidos para fazer chamadas de voz, muitos deles não o permitem fazer. É certo que sendo mono, e tendo sido concebidos para lidar apenas com a voz humana, a qualidade sonora em modo musical irá deixar bastante a desejar - mas ainda assim, é algo que pode ser bastante proveitoso, como no caso de quererem ouvir um "filme" ou "música" que na verdade seja um diálogo (por exemplo).

Recorrendo à velha máxima "there's an app for that", tudo o que têm que fazer é instalar este Mono Bluetooth Router no vosso Android, e passam a ter total controlo sobre tudo o que quiserem mandar para o auricular bluetooth.

Este programa actua como um redireccionador de áudio que permite enviar todas as fontes sonoras para um dispositivo bluetooth, mesmo aquelas que normalmente estariam indisponíveis para um bluetooth mono. Isto não se aplica apenas à música, mas também a podcasts, internet radio, e até as instruções de voz no caso de navegação GPS, ou qualquer outra coisa que desejem. Como sempre, o melhor é ter essa possibilidade e optar por lhe dar, ou não, uso - do que desejarmos fazer algo, e não haver forma de o fazer.


Google Messenger ganha stickers e partilha de localização

O Google surpreendeu-nos quando, depois de integrar os SMS na app de Hangouts, optou por lançar uma app separa para lidar com os SMS e MMS. E agora volta a surpreender-nos ao torná-la ainda mais atractiva e funcional (enquanto a dos Hangouts parece ter ficado esquecida.)

O novo Google Messenger será do agrado de todos os que preferem usar "bonecos" em vez de mensagens escritas, com um conjunto de dezenas de "stickers" que pode se usados para ornamentar as mensagens.

Mais útil para quem tem que partilhar por onde anda é a opção de enviar a sua localização (com a sugestão de escolher entre alguns locais nas proximidades), que não só envia uma imagem de um mapa como um link para o Google Maps que permitirá ao destinatário rapidamente traçar uma rota até esse destino.

Outros melhoramentos foram uma barra para scroll rápido para navegar entres conversas que já vão (demasiado) longas; assim como a opção de fazer uma resposta rápida a partir das notificações "heads up".

Pessoalmente, continua a aguardar que seja feita uma limpeza à app dos Hangouts que, isso sim, é o que faz falta. Por vezes até me interrogo se o Google não mantém apenas este Google Messenger como forma de apanhar algumas pessoas que chegam ao Google Play e queiram pesquisar pelo Messenger... do Facebook.



Solar Impulse

O avião solar Solar Impulse está a dar a volta ao mundo para promover a utilização da energia solar, e para que não percam pitada acerca desta verdadeira aventura épica, nada como seguir este projecto através da sua app para Android.

Na app do Solar Impulse é possível seguir passo-a-passo cada etapa da viagem à volta do mundo do avião solar comandado à vez pelos pilotos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg.

Neste momento o Solar Impulse está neste momento no Hawaii, mas assim que iniciar a sua próxima etapa em direcção a Phoenix (no continente Norte-Americano), será possível seguir o percurso, saber em tempo real todos os pormenores acerca do estado das baterias, velocidade, altitude, e até mesmo ver imagens captadas em directo a bordo da aeronave.

Não faltam diversos vídeos acerca desta aventura, bem como as inevitáveis opções para partilha nas redes sociais.

Não deixem de acompanhar o Solar Impulse naquela que pretende ser a primeira volta ao mundo numa aeronave movida apenas a energia solar, sem gastar uma gota de combustível.


Current Flow

 Nada como um jogo para um bom momento de distracção.

O Current Flow, para além de ser um jogo grátis, não tem anúncios. É um verdadeiro win-win.
O conceito está longe de ser novo, tal como a origem do mesmo, o velhinho Pipe Mania.

Neste caso, a água foi substituída pela corrente eléctrica. Temos de fazer chegar a mesma, ao pontos de destino.

Os 50 níveis têm dificuldade crescente, como convém. O nível 20 acrescenta um novo item ao jogo, um ponto de electricidade sem fios, o qual faz passar a corrente eléctrica entres dois pontos não ligados fisicamente.

A origem não é passível de ser alterada, fica sempre na mesma posição. As restantes peças rodam, bastando tocar nas mesmas.

É sem dúvida um jogo agradável, que devem experimentar.



ORIS Reaction Race

Um dos requisitos para se ser piloto nos desportos motorizados é ter reacções rápidas, tanto para evitar um acidente, como para conseguirem uma boa ultrapassagem.

O ORIS Reaction Race é um jogo que inclui 5 "mini-jogos" em que é possível praticar os tempos de resposta em diferentes situações:

  • Starting Grid: simular a partida de uma corrida, com semáforos e tudo!
  • Gear Change: praticar a mudança de velocidades sem perder tempo
  • Braking Point: travar na altura certa na aproximação às curvas
  • Pitstop: mudar pneus também exige muita precisão
  • Photo Finish: detectar o momento exacto da passagem do carro pela meta


Em todos estes "mini-jogos" é necessário ter reacções rápidas e ser bastante preciso ; no final de cada "mimi-jogo" todos os milésimos de segundo contam para elaborar o ranking com os jogadores mais eficazes.

Podem praticar cada um dos "mini-jogos" ou então podem optar pelo modo Race Day, em que terão que executar um total de 8 provas dos vários mini-jogos.


Just Dogs


Depois de já termos apresentado uma app inútil dedicada aos gatos, é justo que apresentemos uma dedicada aos cães ;-)


Tal como acontecia com o Just Cats, também o Just Dogs não faz mais do que apresentar imagens de cães que são publicadas no Flickr, bastando tocar num botão para aparecerem mais imagens.

Portanto, se são fanáticos por cães, divirtam-se a ver as suas fotos.



Passemos às notícias.


Notícias do mundo Android:


Novidades no Android Wear
Hack PHP deixa hackers apoderarem-se de sites no Google
Novos Nexus 5 e Nexus 6 de 2015 vão usar o Snapdragon 820?
Google Eddystone um "iBeacon" open-source
Google Photos continua a fazer backup das fotos mesmo depois de ter sido desinstalado
Remix mini quer ser um mini PC Android a começar nos $20
Android Wear prestes a ganhar watchfaces interactivos e comunicação entre relógios

0 comments:

Enviar um comentário