02/08/2015

02/08/2015

Resumo da semana



Já se sabia que iria ser uma semana animada, e os dois principais intervenientes pode dizer-se que estiveram à altura das expectativas.


A OnePlus optou por uma inovadora apresentação, fazendo uso de realidade virtual, bem futurista. O seu OnePlus 2 já estava sob o olhar de meio mundo e o facto de não ter NFC, carregamento WiFi e slot para cartão SD foram mais motivos para colocar o equipamento na boca do meio mundo que faltava.
Mais que penalizar a empresa e as vendas do equipamento, produziu imensa publicidade grátis.

A Motorola também não fez por menos e penso que correspondeu às elevadas expectativas dos seus seguidores.
Apresentou 3 equipamentos que correspondem a 4 modelos, pois o Moto G vai estar disponível em duas versões: 1G/8GB e 2GB /16GB.
O Moto X Play vai situar-se no concorrido sector de gama média, e embora tenha parceiros à altura, é bem capaz de ser um sucesso de vendas.
O Moto X Style vem rebentar com as barreiras de preço, e os $399 colocam elevada pressão em todos os players, e muito em especial na OnePlus que se coloca a meros euros de distância.

São portanto boas notícias para o consumidor.

Enquanto não temos novos equipamentos, fiquem com o nosso resumo da semana.

Boomerang Make and Race

E que tal um jogo em que é possível construir um "carro de corridas" e competir com alguns dos personagens mais famosos dos desenhos animados criados pela dupla Hanna-Barbera?

Com o Boomerang Make and Race é possível construir um carro de corridas bem ao estilo das "Wacky Races" em que a gloriosa máquina de corridas pode ser personalizada ao vosso gosto, com cores, desenhos e até acessórios como bigodes ou a cauda de um gato

Depois de construir o veículo, nada como competir contra outros personagens como o Tom, o Jerry, o Scooby-Doo, ou até mesmo os personagens Dick Dastardly e Penelope Pitstop  das "Wacky Races".

Nas corridas será conveniente evitar os obstáculos e apanhar o máximo possível de "moedas" que depois poderão ser trocadas por mais acessórios para melhorar a performance do vosso carro.


Microsoft Arrow Launcher simplifica o Android

Não é a primeira vez que a Microsoft se aventura na transformação dos Android, e o seu Arrow Launcher poderá muito bem ser uma aposta que nos revela como as coisas deverão ser no futuro.

A maioria das plataformas mobile estabilizou num interface onde simplesmente nos limitamos a colocar os icons das apps que desejamos; mas essa poderá não ser a melhor solução, especialmente à medida que o número de apps instaladas vai crescendo e passamos cada vez mais tempo a pesquisar pelas que queremos.

Este Arrow Launcher da Microsoft ainda está em fase beta privada, mas propõe uma forma diferente de mexer no Android - uma forma que certamente será do agrado de muitos utilizadores.

Em vez de nos apresentar uma lista estática de apps, o Arrow Launcher substitui o home screen por um ecrã que nos apresenta as apps utilizadas mais recentemente na primeira linha; seguida de uma secção com as apps de uso mais frequente. Um swipe para o lado esquerdo leva-nos para um ecrã idêntico, mas dedicado aos contactos; enquanto que um swipe para a direita nos mostra notas e lembretes.

Como há também aquelas apps e contactos que desejamos ter sempre à mão, mesmo sendo de uso menos frequente, isso é algo que este launcher resolve colocando-os numa secção que podemos puxar para cima a partir do fundo do ecrã, de forma inversa à secção das notificações. E claro, temos também acesso à lista de apps completa, por ordem alfabética.

Embora haja outros launchers que apostam no conceito de ter apps apresentadas de forma diferenciada em função da hora do dia ou da localização, esta acaba por ser uma proposta mais simples e que será capaz de se adequar até a situações imprevistas, onde durante alguns dias estejamos a dar preferência a outras apps. Só falta fica disponível para todos os utilizadores.


TVI Player

Hoje trazemos uma app que pode dar jeito, principalmente em altura de férias, caso não tenham uma televisão por perto.

O TVI Player é uma app que permite ver a emissão dos canais TVI em directo ou rever um programa que não conseguiram que já foi emitido.

Tal como é exemplificado na descrição da app, caso tenham chegado atrasados a casa e não viram o Jornal das 8 ou a vossa novela favorita, basta fazer restart na app.
É claro que este tipo de funcionalidade não é novidade para quem subscreve uma oferta de televisão com box, pois é possível fazê-lo na box, mas imaginem que estão de férias num local em que não existe TV por subscrição; aqui já se poderá tornar numa opção mais útil, principalmente se isso implicar a possibilidade de ficarem até mais tarde na praia ou na esplanada ;-)

Outra das aplicações práticas do TVI Player é no caso de irem passar férias (ou trabalhar) para o estrangeiro, pois conseguirão acederem à grande maioria da programação através da app.

Para além da possibilidade de verem os vossos programas favoritos, em directo ou diferido, poderão também consultar a programação completa dos canais TVI.


Angry Birds 2

Os pássaros estão de volta, numa versão que faz lembrar as reedições dos filmes, com imagem e som melhorados.

O filão continua a ser explorado, e depois de algumas incursões em títulos algo diferentes, a Rovio resolve voltar à fórmula inicial com este Angry Birds 2

Para quem não conhece a mecânica do jogo, existem alguns níveis que introduzem os personagens e seus poderes. Quem jogou os outros títulos da séria já sabe como se orientar.

Podemos fazer zoom in para visualizar a área de jogo e definir qual a melhor estratégia para derrubar os porcos.

As jogados por nível são limitadas. Há que escolher com critério qual o pássaro a utilizar. Cada um destes corresponde a uma carta, que deverá ser seleccionada antes de atirar a ave.

Para começar temos 5 vidas, caso não passemos de nível, lá se vai uma delas. As vidas vão sendo regeneradas com o passar do tempo.

O jogo está interessante, com gráficos e efeitos sonoros melhorados, mas as compras via app saltam  olhos vistos. A quantidade de itens em jogo é enorme e claro está que rapidamente se consomem. Haja dinheiro.

É sem dúvida um título interessante, que agradará aos fãs do género.

O vídeo é apenas um trailler, porque a Rovio achou por bem não permitir a partilha do vídeo do jogo. Podem apenas visualizar o mesmo na página da empresa no Youtube. Politiquices.


Google Translator aprende a traduzir mais línguas


O Google Translate é uma daquelas apps que não deixa de nos impressionar de cada vez que a utilizamos, especialmente no seu modo de tradução visual em tempo real (vinda do Word Lens). Agora, o Google aumenta consideravelmente o número de línguas suportadas, tornando a app ainda mais útil.

Se a tradução de voz já é suficiente para nos maravilhar com as potencialidades da tecnologia (e que nesta versão foi também melhorada, para funcionar melhor mesmo quando apenas de se tem uma rede com acesso lento à internet), sem dúvida que o ponto mais marcante da app é a tradução visual, que nos deixa apontar para textos e ver imediatamente a sua tradução.

O Google Translate suportava apenas 7 línguas neste modo (Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Russo, Espanhol e também Português), mas esse número é agora expandido para 27 com a adição de: Búlgaro, Catalão, Croata, Checo, Dinamarquês, Holandês, Filipino, Finlandês, Húngaro, Indonésio, Lituano, Norueguês, Polaco, Romeno, Eslovaco, Sueco, Turco, e Ucraniano. Há ainda duas línguas adicionais, Hindu e Tailandês, mas que só funcionam no sentido de inglês para elas.

Isto são as línguas para o modo de tradução visual em tempo real, no modo "fotografia" o número de línguas que podem ser traduzidas sobe ainda mais, para as 37 línguas (e em modo de texto são 90!)

Este modo visual torna-se particularmente interessante por funcionar mesmo sem ligação de dados, o que é sempre uma mais valia quando estamos num país estrangeiro e/ou em locais sem rede; mas não se esqueçam de descarregar o pacote de línguas que desejam antes de saírem de casa (são apenas cerca de 2MB por cada língua.)




 Happy Birthday

Se alguma vez se esquecerem de comprar o bolo de aniversário que estavam incumbidos de levar para uma festa, com o Happy Birthday o problema está resolvido.

Esta app é um bolo de aniversário virtual onde nem sequer faltam as velas com a idade correcta do aniversariante.




Passemos às notícias.


Notícias do mundo Android:



Android Concept ROM para o Sony XPERIA Z3
Samsung lança monitor com carregador wireless
Google amplia as possibilidades de beta testing no Google Play
Nova vulnerabilidade permite "encravar" dispositivos Android
Motorola revela novos Moto X Style, Play e Moto G - todos com preço ultra-competitivo
Android dá alertas no caso de alterações no sistema
Google já mostra gráficos de afluência de estabelecimentos comerciais
Android já deixa enviar mensagens por voz via WhatsApp e outras apps

0 comments:

Enviar um comentário