30/10/2015

30/10/2015

Android 6.0 Marshmallow para o Sony Xperia Z3


Já sabíamos que o Xperia  Z3 é um dos vários smartphones que vai receber a actualização para o novo Android 6.0.
A Sony tem um programa de testes e decorrer, e ao bom estilo dos tempos do Windows Mobile, apareceu no XDA uma forma de poder testar o novo Android 6.0 no Z3 (1)(2).
Como curiosidade, o facto de ter sido um português a disponibilizar a informação.

Esta não é a versão final, pelo que não é aconselhável a que a experimentem se o Z3 for o vosso equipamento principal.
Para poderem instalar esta versão têm de ter o bootloader bloqueado e os drivers instalados. O vosso EMEI também tem de começar por uma sequência de dígitos igual à referida nesta lista.

Fica a responsabilidade de cada um a decisão de proceder à instalação. Caso não façam parte do programa de teste da Sony não vão receber posteriores actualizações.


O procedimento de instalação da ROM não poderia ser mais simples. Basta fazer download de uma aplicação, instalar a mesma, ligar o smarpthone ao PC, clicar no botão da aplicação e aguardar pacientemente.

Instruções de utilização: LINK
Aplicação para instalar o novo Android: LINK


Temos duas opções, instalar a versão de teste, ou a versão oficial.


Ligado o Z3 ao PC, há que esperar que o mesmo seja detectado pela aplicação. Posto isto, é só clicar no instalar software. Caso assim desejem, podem fazer uma cópia dos vossos dados.



A aplicação trata de fazer o download dos ficheiros necessários à instalação do novo Android, reinicia o Z3 e procede à mesma. O ecrã do smartphone permanece desligado.

Este passo é demorado. Esperem sem mexer em nada. Vão beber um chá. :)


Quando terminar a instalação aparece uma nova janela do ecrã a dar conhecimento disso mesmo. Na zona onde é apresentada a informação dos dados do Xperia já aparece a nova versão.

Do que consegui testar, não detectei qualquer problema. O Android está estável e bastante rápido. Muito bom.
Mesmo o facto de não receber actualizações oficialmente é caso para me preocupar, pois o equipamento está a funcionar 5*.

0 comments:

Enviar um comentário