23/04/2016

23/04/2016

Samsung ganha jackpot com porta micro-USB


A evolução da porta micro-USB para a USB Type-C está a ser um processo longo e com alguns percalços. Já por diversas vezes nos referimos à qualidade que alguns cabos USB Type-C apresentam, e pelos vistos a questão ainda vai fazer correr muita água debaixo da ponte. A própria Amazon alterou a sua política a este respeito, não permitindo a venda de cabos que não respeitem a especificação do USB Type-C.

A Samsung limitou o carregamento da sua versão do Galaxy S7 com processador Qualcomm ao Quick Charge 2.0, quando podia utilizar o Quick Charge 3.0 suportado pelo Snapdragon 820. A porta microUSB não sofreu a esperada evolução (o GearVR tem uma ligação destas...) e as críticas não se fizeram esperar, pois um topo de gama deverá apresentar a tecnologia mais recente.


Nos P9 e Nexux 6P, a Huawei actualizou a porta USB, mas manteve-se dentro do que a especificação determina, sendo que no caso do Nexus se limita aos 15W máximos admitidos.

Benson Leung, o engenheiro da Google que tem levado a cabo a cruzada de testar os cabos USB Type-C veio agora a público apresentar uma posição que por certo não vai agradar às marcas referidas na sua intervenção.




O Quick Charge 3.0 prevê a utilização de voltagem até aos 20V, o que vai contra ao limite dos 5V impostos pela especificação. Assim, os equipamentos que utilizarem o Quick Charge 3.0 numa porta USB Type-C não estarão a respeitar a norma.

Os novos LG G5 e HTC 10 são dois dos equipamentos que têm esta porta USB e utilizam o Quick Charge 3.0. Depois do recente Leica-gate, temos um USB-gate, com a LG e HTC. A ver vamos como é que estas duas marcas vão encarar esta situação e que explicação nos irão apresentar.

Com problemas na qualidade dos cabos e indefinição relativamente ao sistema de carregamento, a Samsung pode até ter tomado a decisão mais acertada. Não corre o risco de ver o equipamento danificado com cabos de má qualidade e evita a utilização de um sistema de carregamento que contaria a norma.

0 comments:

Enviar um comentário